Home » » Money, money, money!

Money, money, money!

Written By Luciana Sabbag on quarta-feira, setembro 14, 2011 | quarta-feira, setembro 14, 2011

Se você possui cartões de crédito/débito internacionais, pelamordedeus, não se esqueça de ligar para a Central de Atendimento do seu banco e pedir para autorizarem suas transações no exterior. Informe o destino de sua viagem e por quanto tempo você estará fora do país. Se você não o fizer, o banco bloqueará seu cartão na primeira compra. Pra quem não sabe, este é um procedimento de segurança muito certo que os bancos adotam, afinal, seu cartão pode ter sido roubado.


Use tranquilamente seu cartão de débito no exterior (dentro do seu limite, óbvio) porque a única coisa que você vai pagar é o IOF de 0,38% -- mesma taxa cobrada pelos cartões de débito internacionais, como Visa Travel Money, por exemplo. Em dezembro de 2013, o Ministério da Fazenda anunciou que o IOF será de 6,38% para as compras feitas com cartão de débito, saques em moeda estrangeira no exterior, compra de travellers checks e carregamento de cartões pré-pagos em moeda estrangeira. Legal, né? Não. :(

Se for usar o cartão de crédito, não se esqueça de que o IOF é de 6,38%.

O importante é saber uma coisa: ao usar no débito, o valor que você paga é o da cotação do dia da compra. Ao usar no crédito, o valor é o da cotação do dia do fechamento da fatura.

Não precisa levar todo o dinheiro em cash. Você sai em desvantagem. Para trocar seu real por dólar, a cotação será a do dólar turismo, que é um dos mais caros. Quando você usa seu cartão, a maioria dos bancos cobra pelo dólar comercial, que é sempre mais em conta.

Mas não é por isso que você vai viajar sem dinheiro no bolso, né? Não dá. Saque uma quantia, mas sem exageros. ;)

Veja, neste link, os pós e os contras de cada tipo de cartão no exterior.

Beijos,

SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

2 comentários :

  1. Atualização: Acabou a folia dos 0,38% para função débito, traveller checks e recarga de cartão pré-pago: passou a ser 6,38%, como o cartão de crédito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda razão, Bruna. Obrigada pelo toque, vamos atualizar o post. :)

      Excluir