Leve com Você

Money, money, money!

quarta-feira, setembro 14, 2011

Se você possui cartões de crédito/débito internacionais, pelamordedeus, não se esqueça de ligar para a Central de Atendimento do seu banco e pedir para autorizarem suas transações no exterior. Informe o destino de sua viagem e por quanto tempo você estará fora do país. Se você não o fizer, o banco bloqueará seu cartão na primeira compra. Pra quem não sabe, este é um procedimento de segurança muito certo que os bancos adotam, afinal, seu cartão pode ter sido roubado.


Use tranquilamente seu cartão de débito no exterior (dentro do seu limite, óbvio) porque a única coisa que você vai pagar é o IOF de 0,38% -- mesma taxa cobrada pelos cartões de débito internacionais, como Visa Travel Money, por exemplo. Em dezembro de 2013, o Ministério da Fazenda anunciou que o IOF será de 6,38% para as compras feitas com cartão de débito, saques em moeda estrangeira no exterior, compra de travellers checks e carregamento de cartões pré-pagos em moeda estrangeira. Legal, né? Não. :(

Se for usar o cartão de crédito, não se esqueça de que o IOF é de 6,38%.

O importante é saber uma coisa: ao usar no débito, o valor que você paga é o da cotação do dia da compra. Ao usar no crédito, o valor é o da cotação do dia do fechamento da fatura.

Não precisa levar todo o dinheiro em cash. Você sai em desvantagem. Para trocar seu real por dólar, a cotação será a do dólar turismo, que é um dos mais caros. Quando você usa seu cartão, a maioria dos bancos cobra pelo dólar comercial, que é sempre mais em conta.

Mas não é por isso que você vai viajar sem dinheiro no bolso, né? Não dá. Saque uma quantia, mas sem exageros. ;)

Veja, neste link, os pós e os contras de cada tipo de cartão no exterior.

Beijos,

Você também poderá gostar de:

2 comentários

Receba o #SinTrip por email



Curta o #SinTrip no Facebook