Home » , , » O roteiro: do planejamento à execução

O roteiro: do planejamento à execução

Written By SINTRIP on terça-feira, janeiro 24, 2012 | terça-feira, janeiro 24, 2012

É muito difícil um roteiro sair exatamente como o planejado quando se viaja sozinho, sem seguir um pacote turístico com datas e horários.

Para elaborar o roteiro da #SinTrip dos Estados Unidos sozinhas, pegamos três guias impressos (The Unofficial Guide to Las Vegas 2011; Los Angeles & Southern California - Rough Guides; e Frommer's California 2011) e marcamos tudo que não poderíamos deixar de fazer ou visitar.


Abrimos o Google Maps e simulamos o caminho que iríamos percorrer (sendo óbvias, claro -- se chegaríamos no sul e voltaríamos pelo norte, seguimos a ordem dos lugares), para saber quanto tempo perderíamos indo de cidade em cidade. 

Então, criamos uma tabela no Excel com uma coluna para cada dia da viagem, assim que tivemos definidas as datas e as cidades de chegada e partida. Em cada coluna, colocamos as atrações que gostaríamos de ver, bem como todos os custos dos passeios.
Chutamos quanto tempo precisaríamos para cada atração que marcamos no guia e colocamos todas as atrações na tabela. Exemplos:

- Sabíamos que o show do Luis Miguel em Las Vegas seria no domingo. Nós chegaríamos na quinta-feira de manhã. Quantos dias teríamos, então, para conhecer as baladas e cassinos que queríamos? Até domingo, três. Três dias eram suficientes para conhecer tudo que marcamos no guia? Não. Então Las Vegas teria cinco dias. Partiríamos na quarta-feira seguinte.
- Precisaríamos de quase um dia inteiro para ir de Las Vegas a San Diego, já que a viagem demoraria cinco horas e meia. Portanto, este dia deveria ser bloqueado para outras atrações. 
- Para San Diego, precisaríamos de um dia inteiro para o SeaWorld, ou seja, mais um dia deveria ser bloqueado para este programa. 
- Se a Disney tem dois parques, dois dias seriam suficientes para ficarmos em Anaheim.

E por aí vai.

Não importava o que íamos fazer, quais lugares visitaríamos, contanto que estivéssemos em San Francisco no dia 11 de outubro para pegar o voo de volta para São Paulo.
primeiro roteiro pronto ficou assim:
São Paulo - Las Vegas - San Diego - Tijuana (México) - Anaheim - Long Beach - Santa Catalina Island - Redondo Beach - Los Angeles - Malibu - Santa Barbara - San Jose - San Francisco (+ Napa) - São Paulo

Quase toda viagem sofre mudanças e não foi diferente com a nossa. Antes mesmo de viajarmos, mudamos o roteiro, como contei neste post. Afinal, soubemos que não precisaríamos nos hospedar nas cidades próximas a Los Angeles -- poderíamos apenas visitá-las durante a estadia em LA.
Durante a viagem, desistimos de Grand Canyon, Tijuana, Santa Catalina Island e Santa Barbara. Mas adicionamos outras cidades ao roteiro. E, por fim, fizemos assim:

- Saímos de São Paulo na noite de 15 de setembro;
- Chegamos em Las Vegas na manhã de 16 de setembro, onde ficamos até 21 de setembro (6 dias, 5 noites);
- Saímos de Las Vegas de manhã e chegamos em San Diego na tarde de 21 de setembro (5 horas e meia de viagem), onde ficamos até  25 de setembro (4 dias, 4 noites). Aproveitamos essa estadia e passamos uma tarde na cidade de Coronado (15 minutos de viagem);
- Saímos de San Diego na manhã de 25 de setembro e fomos para Anaheim (1 hora e 40 minutos de viagem). Ficamos até 26 de setembro (2 dias, 1 noite);
- Saímos de Anaheim com destino a Los Angeles, na noite do dia 26 de setembro (40 minutos de viagem). Ficamos em Los Angeles até 4 de outubro (8 dias, 9 noites). Nessa estadia, visitamos as cidades de Valencia (40 minutos), Santa Monica (30 minutos), Malibu (1 hora), Santa Clarita (1 hora) Pasadena (40 minutos) e Glendale (30 minutos);
- Voltamos para Las Vegas na noite de 4 de outubro (4 horas e meia de viagem), onde ficamos até 8 de outubro (4 dias, 4 noites);
- Pegamos a estrada para Long Beach (4 horas e meia), onde ficamos algumas horas, partimos para Redondo Beach (30 minutos de viagem), seguimos para Manhattan Beach (10 minutos) e chegamos em Los Angeles (30 minutos de viagem), onde passamos mais uma noite. Aproveitamos a estadia e visitamos Marina Del Rey (28 minutos de viagem);
- Na manhã do dia 9 de outubro, saímos de Los Angeles e pegamos a estrada. Paramos em Ventura (1 hora e meia de LA), aproximadamente em Los Alamos (1 hora e meia de Ventura ou 3 horas de LA) e em Santa Maria (meia hora de Los Alamos). Ficamos um pouco por lá e fomos para Pismo Beach (30 minutos de Santa Maria), passamos por King City (1 hora e meia de Pismo) e chegamos em Santa Cruz, onde passamos uma noite.
- Na manhã de 10 de outubro, seguimos viagem para San Jose (40 minutos de Santa Cruz), onde ficamos somente algumas horas e chegamos em San Francisco (1 hora de San Jose), onde ficamos até o dia 11 de outubro (1 noite).
- Saímos de San Francisco no dia 11 e chegamos em São Paulo na manhã de 12 de outubro. 

Resumindo, nossa viagem de 27 dias, seguiu o seguinte roteiro: 
São Paulo - Las Vegas - San Diego (+ Coronado) - Anaheim - Los Angeles (+ Santa Monica + Malibu + Valencia + Pasadena + Glendale) - Las Vegas - Marina Del Rey (+ Long Beach + Redondo Beach + Manhattan Beach) - Santa Cruz (+ Ventura + Los Alamos + Santa Maria + Pismo Beach + King City) - San Francisco (+ San Jose) - São Paulo

Tentei marcar no mapa todos os lugares por onde passamos, mas o Google Maps tem um limite de pinos. Então, sem contar as idas e vindas de pequenas cidades a outras, ficou mais ou menos assim:

Percorremos mais de 4 mil Km e ficamos na estrada por quase 2 dias inteiros. Quando montar o roteiro de sua road trip, não se esqueça de contar com este tempo "perdido" que gastará nas estradas.

Beijos,

SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

1 comentários :

  1. olá meninas!!
    Amei o blog ja li todos os post,mais vcs poderiam ter colocado, quanto vcs gastaram ao todo na viagem !
    Bjs!!

    ResponderExcluir