Home » , » Dia 6: Beiteddine (Líbano)

Dia 6: Beiteddine (Líbano)

Written By SINTRIP on sexta-feira, março 23, 2012 | sexta-feira, março 23, 2012

De Deir El Qamar, seguimos para a cidade de Beiteddine (ou Beit Edine ou Beit El Dine*), no distrito de Chouf, também no Monte Líbano, a aproximadamente 44 quilômetros de Beirute e a 900 metros de altitude.
Beiteddine foi a segunda capital do país e seu complexo de palácios começou a ser construído em 1788, pelo emir (general, comandante) Bashir Chehab II, e demorou 30 anos para ficar pronto.  


Em 1943, Bechara El Khoury, o primeiro Presidente do Líbano, declarou o Palácio de Beiteddine como a casa oficial de verão presidencial. Espertinho, néam?


Como fomos no inverno, o Presidente Michel Suleiman não estava por lá. Mas minha prima, que foi há alguns anos, conheceu o Presidente e até tirou foto com ele. Bem que eu queria... :( Isso é muito legal! Poder ter contato com a figura mais importante do país.

Beiteddine possui o exemplo perfeito da arquitetura libanesa clássica: tetos de mosaico colorido, luxuosas banheiras turcas, suítes de harem (yes, baby!), além dos belos jardins.
Mas o mais legal é que a casa do Presidente é aberta e você pode ver todos os cômodos -- até o quarto dele! 


No verão, acontece o Beiteddine Art Festival, que é o festival cultural mais importante do Líbano.
E, num adjacente do palácio, rolam algumas exposições durante o ano todo. Vimos uma, de fotos, em tributo à atriz Sabah -- a mais famosa atriz libanesa.


Tirando isso, não há nada muito empolgante para se fazer em Beiteddine mas, assim como Deir El Qamar, é um lugar que vale a pena conhecer se você se interessa por História, por locais típicos e cultura. Além disso, eu achei Beiteddine lindo! E bem que eu moraria nessa "casinha", viu? Hahaha.


* Muitas palavras em árabe têm grafias diferentes quando transcritas para os caracteres ocidentais. Isso porque são escritas com os sons do nosso alfabeto, que são diferentes do alfabeto árabe. Portanto, você verá várias maneiras de escrever a mesma palavra. 

Beijos,

SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário