Leve com Você

Arrumando a mala - Parte 2: bagagem de mão (a mala mais importante da viagem)

domingo, abril 22, 2012

Quando me preparava para viajar sozinha pela primeira vez, uma amiga do meu pai, comissária de bordo, perguntou o que eu estava levando na bagagem de mão. Respondi que levava somente a minha bolsa, com as coisas que permanecem dentro dela no dia a dia. 
- "Você não colocou nenhuma troca de roupa dentro da bolsa?" - ela perguntou.
- "Ah, não. Não quero ficar carregando peso. Coloquei tudo na mala" - respondi.
- "E sua necessaire? Também vai levar na mala?"
- "Sim. Ela é muito grande, nem cabe na minha bolsa." 
- "Lu, o que você vai fazer se sua mala for extraviada? Já pensou nisso? Você vai ficar com a mesma roupa, sem poder sequer escovar os dentes ou tomar um banho?" - ela disse.

É... A verdade é que o pensamento é sempre o "ah, a minha mala não vai extraviar, não", até que uma hora acontece. Ela se sentou comigo no meu quarto e me ajudou a arrumar tudo de novo. O truque da comissária para arrumar a mala que será despachada, contarei em outro post.

Bolsa ou mochila?

Primeiro, é preciso separar tudo que for indispensável para pelo menos um dia de viagem e, só então começar a arrumar a mala que será despachada. Considerando que tudo que é indispensável para uma mulher forma um bocado de coisa, o ideal mesmo é que você use uma mochila (de tamanho razoável, não de mochilão, que caiba no bagageiro do avião ou debaixo do seu assento) -- a não ser que sua bolsa seja daquelas enormes.
Eu, particularmente prefiro mochila. Acho prática por deixar as mãos livres. De mochila, não preciso ficar puxando malinha de roda, levantando peso de mala de alça, nem batendo minha bolsa na cabeça das pessoas, quando passo pelo corredor do avião.
Além disso, a mochila pode ser muito útil durante a viagem, em passeios longos como os que fizemos no Líbano (onde fomos para a praia e para a neve no mesmo dia). Nela, eu posso levar tudo que preciso para me adaptar às mudanças climáticas dos lugares.

Mochila Viajante (Loja Imaginarium): tamanho e estilo ideais
O tamanho máximo e o peso da bagagem de mão variam conforme a companhia aérea, a classe de sua passagem (business class permite um volume maior) e o destino (viagens internacionais permitem bagagens mais pesadas). Por isso, consulte sempre o site da companhia aérea pela qual você vai viajar e as instruções que são anexadas à confirmação de suas passagens.
Feito isso, informe-se sobre como estará o tempo na cidade em que seu avião pousará, para saber que tipo de troca de roupa não pode faltar na sua bagagem de mão.

O clima

Consulte a previsão do tempo pelo Yahoo! (o mesmo que fornece a previsão para o aplicativo do iPhone). Se a previsão for de frio, leve uma blusa, casaco ou jaqueta na mão mesmo. Não é preciso colocar dentro da bagagem de cabine porque este tipo de roupa ocupa muito espaço e as companhias aéreas não contam este item. Assim como guarda-chuva, bengala, mercadorias duty-free e itens especiais como carrinho de bebê, muletas ou cadeira de rodas, um agasalho é considerado bagagem extra aprovada.

O que levar

Sabendo como estará o clima, ficará mais fácil saber de que roupa precisará caso sua bagagem despachada não desembarque com você. Uma troca de roupa é suficiente. Se estiver viajando vestido de uma calça jeans, por exemplo, leve somente uma blusa. Mas não se esqueça de pelo menos uma roupa íntima. Pode parecer óbvio (e é!), mas exatamente por ser óbvio demais, corremos o risco de esquecer. É mais importante trocar a roupa íntima depois de um banho do que o modelito, que poderá ser repetido. Certo? ;)

Outras coisas óbvias que nem sempre lembramos são os itens de higiene pessoal. Um desodorante, escova e pasta de dentes, um sabonete... Todo hotel que se preze oferece alguns desses itens, mas se você for se hospedar em um albergue precisará dos seus. Não se esqueça de comprar miniaturas desses produtos antes de viajar. 

Os líquidos na bagagem de mão devem ser armazenas em recipientes individuais com capacidade máxima de 100ml (3,4 oz.) cada. Todos os líquidos, géis e aerossóis em recipientes com mais de 100 ml devem ser embalados e despachados na bagagem no check-in.
Os recipientes devem ser embalados em uma bolsa plástica transparente, com fecho hermético (tipo zip) na parte superior, que não exceda 20 cm x 20 cm ou o equivalente à capacidade de um litro por passageiro.
O mesmo vale para os remédios líquidos: coloque-os em saquinhos com fecho. Procure levar as receitas médicas com você. Pode ser que a inspeção de algum aeroporto encane e aí já viu...

Os eletrônicos também precisam ir na bagagem de mão. Primeiro porque é proibido despachar laptops e baterias e, segundo, porque você não quer correr o risco de perder seu computador, né? Digo o mesmo para sua câmera fotográfica. E vai que você pega um por do sol deslumbrante, sobrevoando a África, não vai deixar de registrá-lo, certo? ;)

As pilhas/baterias de lítio soltas, como as pilhas/baterias recarregáveis de lítio e as do tipo AA de lítio para notebooks e leitores de DVD, só podem ser transportadas na bagagem de mão. As pilhas de reserva devem estar acondicionadas em sua embalagem original. Caso você não tenha mais a embalagem, cole fita adesiva sobre os pontos de contato da pilha para isolar os terminais e guarde cada pilha separadamente em sacos plásticos.

Os carregadores (de celular, câmera e notebook) também devem ir na bagagem de mão. Imagine ficar sem mala e não poder nem carregar o celular? Terrível. Mas, por favor, não se esqueça de desligar seu telefone (e todo e qualquer aparelho eletrônico) quando entrar na aeronave, hein? Assim você preza pela sua segurança e dos demais passageiros.

Objetos de valor como dinheiro, jóias e papéis negociáveis também precisam ir com você na cabine. E como tem muito funcionário de companhia aérea mal-humorado, que adora jogar as malas, leve seus objetos frágeis na mochila.

Material de leitura, em quantidade razoável, por favor, pode ser levado na mão. Não se esqueça do seu guia de viagens ou de algum livro para se distrair na longa jornada aérea.

Se você tem dificuldade para dormir no avião, como eu, leve sua almofadinha de apoio de pescoço e uma máscara para dormir (a maioria das companhias oferece máscara em viagens internacionais).

E o mais importante de tudo: seus documentos. Pelo amor, não vá despachar seus documentos sem querer! Outro dia, eu estava na fila do check-in quando o cara da minha frente tinha esquecido o passaporte em casa. Perdeu o voo, claro. Se sua viagem for doméstica, você não precisará do passaporte, mas não se esqueça do RG, tá? Sem ele, não tem jeito, você não embarca!

E por falar em não embarcar, lembre-se de que é proibido embarcar com:
- Líquidos (exceto em pequenas quantidades, como citei acima);
- Produtos de origem animal;
- Armas de fogo (claro, né?!);
- Objetos pontiagudos e afiados;
- Substâncias explosivas, inflamáveis (fósforos e isqueiros contam), químicas e tóxicas.

Dicas dadas, gostou da mochila da foto? Quer ganhar uma igual? Então participe:


Promoção "#SinTrip e Imaginarium na minha bagagem de mão"

O blog #SinTrip vai sortear uma Mochila Viajante (igual a da foto deste post) entre os leitores. Para participar, basta seguir a Loja Imaginarium no Twitter (@sigaimaginarium) e twittar a frase:

"O @BlogSinTrip é meu guia de viagens e vai me dar uma Mochila Viajante da @sigaimaginariuhttp://bit.ly/promocaosintrip"

O resultado será publicado aqui no blog, no dia 7 de maio de 2012.


Boa sorte!


UPDATE: Parabéns, Nilsa Almeida! Você ganhou a Mochila Viajante da Imaginarium!
Envie um email para sintrip2011@gmail.com com seu nome completo, endereço e RG até quarta-feira.
Obrigada!

Beijo,

Você também poderá gostar de:

31 comentários

Receba o #SinTrip por email



Curta o #SinTrip no Facebook