Home » » Geografia: Para entender o Líbano

Geografia: Para entender o Líbano

Written By SINTRIP on sexta-feira, abril 20, 2012 | sexta-feira, abril 20, 2012

O Líbano é um país pequenininho, com pouco mais de 10 mil km² e população de aproximadamente 4 milhões de pessoas lindas (hehe), que fica na Ásia Ocidental, na costa do mar Mediterrâneo.
Pra você ter uma ideia, o Líbano é tão pequeno que sua área total corresponde a apenas um quarto do estado do Rio de Janeiro. Viu como dá pra conhecer o país inteirinho em uma única viagem? :)


Antes de viajar, eu não entendia onde ficavam os lugares que queríamos ver, se eram cidades, se eram regiões, enfim... Estava complicado montar um roteiro sem saber a localização das coisas, principalmente porque o Google Maps não mostra as dezenas de opções de escrita de cada palavra. Ele mostra a escrita em árabe e ponto final. 

Como eu ia adivinhar qual era o jeito certo de escrever Marjayoun, a cidade onde meus avós nasceram, por exemplo? Em caracteres ocidentais, Marjayoun pode ser Marj 'Ayoun, Marjuyun ou ainda Marjeyoun.

Procurando Marjayoun no Google Maps, ele me mostra o Clube Marjayoun em São Paulo (oi?). Procurando por Jdeidt Marjayoun (que significa "cidade de Marjayoun") o mapa nem encontra resultado. 
Só consegui encontrar esta cidade ampliando o mapa e olhando nome por nome. Aí descobri que o Google Maps só reconhece se eu buscar por "Marjaayoun (com dois A's), Nabatieh, Lebanon". Complicado, não?


Ainda assim, minha maior dificuldade foi entender se o Líbano estava divido em estados, como o Brasil, ou se essas cidades ficavam assim perdidas, espalhadas pelo país. O que, afinal, era Nabatieh, onde fica a cidade de Marjayoun?

Descobri, então, que o Líbano divide-se em seis províncias (governorates) e, entre elas, Beirute, a menor de todas em extensão (19,8 km²), mas que tem como capital a própria capital do Líbano: Beirute. Aliás, esta província se limita unicamente à cidade de Beirute.

Essas seis províncias são divididas em 25 distritos. Os distritos são subdivididos em municípios, cidades e vilarejos.

As seis províncias, suas respectivas capitais e os 25 distritos são:
  1. Beirute: Beirute (capital). A província de Beirute é a única que não é dividida em distritos porque se limita exclusivamente à cidade de Beirute;
  2. Monte Líbano: Baabda (capital), Aley, Biblos, Chouf,  Keserwan e  Matn;
  3. Líbano Norte: Trípoli (capital), Akkar, Batroun, Bsharri, Koura, Miniyeh-Danniyeh e Zgharta;
  4. Bekaa (ou Beqaa): Zahle (capital), Baalbek, Hermel, Rashaya e Western Beqaa (al-Beqaa al-Gharbi)
  5. Nabatieh: Nabatieh  (capital), Marjayoun, Hasbaya, Bint Jbeil
  6. Líbano Sul: Sídon ou Saida (capital), Jezzine, Tyre



Ficou mais fácil, não ficou?
Se quiser ver quais são os principais pontos turísticos e os lugares que você não pode deixar de conhecer, veja a página Oriente Médio aqui do blog.

Quando for ao Líbano, além de visitar as cidades que mostramos aqui, não deixe de conhecer Trípoli (Norte) e Tyro (Sul). Não fomos a estas cidades porque, como já contei em outros posts, as regiões Norte e Sul estavam em clima de tensão por causa do conflito na Síria (país vizinho). Também não descemos até Nabatieh, onde fica a cidade da minha família (Marjayoun -- quase na fronteira com Israel), porque precisaríamos de um tipo de autorização do exército para chegarmos lá. Um taxista até nos ofereceu o passeio, dizendo que ele era o responsável por levar jornalistas do mundo inteiro para a fronteira, mas ficamos com receio.
Na próxima viagem que faremos para o Líbano, não deixaremos passar. ;)

Espero ter ajudado.

Beijos,




SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

3 comentários :

  1. Meus pais são descendentes do Líbano. Me parece que são da Cidade Shekka, ou Bekaa, familia Abbud;

    ResponderExcluir
  2. minha família veio de marjaayoun também, gostaria de conhecer a região, você tem informações sobre ela?

    ResponderExcluir
  3. Marjayoun é a cidade natal de meu avô Elias Miguel, muito obrigado pelas dicas, ainda a conhecerei.

    ResponderExcluir