Guia de turismo sem preconceito

Written By Ana Raquel on quinta-feira, abril 26, 2012 | quinta-feira, abril 26, 2012

Alvo fácil de críticas, o guia de turismo nem sempre é querido por todos. Figura encontrada, na maior parte das vezes, em tours de agências de turismo, este profissional pode sofrer preconteito de quem é o "viajadão" do mundo, aquele cara que torce o nariz na hora que escuta falar dele -- como eu mesma já fiz. Zero para mim. Não podemos generalizar nada, pois existem "guias e guias". 

Nota para a vida: os guias estarão em suas memória de viagens. Boas ou ruins.
No Brasil ou no exterior, profissionais muito bem preparados dão um show de conhecimento e carisma por aí. Por isso, já deixo aqui a primeira afirmação deste post: sim, guias de turismo podem ser muito legais e super úteis!

Há alguns anos, fui à Europa. Foi a minha primeira grande viagem sozinha para tão longe e eu me planejei muito mal, confesso. Com um guia embaixo do braço e noção zero sobre onde deveria ir, dei a sorte de bater o olho em um folheto assim que cheguei ao hostel, em Amsterdã, na Holanda. Vi que, diariamente, um guia buscava grupos no hostel duas vezes ao dia, às 11h e às 13h. Na manhã seguinte, esperei pelo guia que, pontualmente, veio nos buscar. Logo eu conto por aqui como foi essa viagem, mas nesse dia conheci a empresa Sandeman's New Europe, que oferece tour gratuitos. Sim, gratuitos!

Em Amsterdã, de toquinha, é o Jeff, um australiano hiperativo com sotaque carregadíssimo.
Atualmente, os caras atuam em 14 cidades da Europa e oferecem o tour na faixa. Os guias, que não têm salário, trabalham por gorjetas. O bacana é que a forma como eles atuam é igual em todos os países. Antes de começar o passeio, o guia perguntará se você quer fazer o tour em inglês ou espanhol. Ele explicará que o percurso todo será feito a pé e dará uma prévia sobre o que será visto. Ele falará, então, que trabalha por tips e ao final do tour, as pessoas podem ficar à vontade para darem a ele o valor que acharem justo. Até então, tudo bem. A gente nunca espera muito de um serviço gratuito, não é mesmo? 

Paguei a língua. O tour foi incrível e realmente o Sandeman's cumpre o que promete: uma experiência com alguém que, de fato, conhece a cidade. Não somente a história, mas detalhes que só alguém local poderá saber. 

A partir de Amsterdã, dou a primeira dica: um passeio guiado pode ser a chance de conhecer, de forma rápida e eficiente, todos os principais pontos turísticos de uma cidade pequena, como Amsterdã. Se você estiver sem tempo, mesmo que a cidade seja maior, o tour não deixará de passar pelos marcos mais importantes e indispensáveis de serem vistos. E não esqueça: se você quer muito ver algo, pergunte para o guia, antes de sair, se passarão por lá, para evitar frustrações.

Em Berlim, na Alemanha, tive uma experiência incrível com o Zach. Formado em história em Londres, ele é um apaixonado pela história alemã e estava lá para uma especialização na área. Caminhamos por Berlim durante cinco horas e, quando o tour terminou, ninguém acreditava no conteúdo que aquele menino tinha passado para o grupo. Como pode ver abaixo, a turma era grande. Não vi quem não deixasse, pelo menos, dez euros com ele no final. Faça as contas.

Abaixo, à direita, o Zach, em Berlim. Acho que nunca terei um guia de turismo como ele na vida!
Como os grupos nunca têm menos que dez pessoas, um tour guiado pode ser uma excelente oportunidade para fazer amizades. Com isso, deixo a minha segunda dica: interaja com o grupo. Você ficará com essas pessoas pelo menos três horas do seu dia e, em alguma momento, vai trocar um olhar com alguma delas. Por que não aproveitar para deixar a timidez de lado e arriscar um papo? Pelo menos, companhia para uma cerveja ao final do dia você terá. :) Se o problema for a língua, não se reprima. Olha só esse post, que legal.

Em Praga, na República Tcheca, cheguei no albergue perguntando se havia o tour por lá, já que as coisas em Praga não são tão fáceis de conseguir (depois eu conto). Sim, tinha! Na manhã seguinte fui até a Old Town Square e tratei de achar meu grupo. Eu estava meio de bode de Praga, não entendia nada do que as pessoas falavam, não achava uma bendita de uma placa em inglês e já estava para mandar às favas, quando olhei para o guia *luzes piscam* e ficou tudo bem, pois ele me deu várias dicas sobre a cidade. Passei ilesa por Praga e quero voltar. <3
 
Praga, definitivamente, me cativou pela beleza do lugar, das pessoas... dá pra perceber porquê, né?
Com esta (linda, forte, loir...ops) experiência, vem a terceira dica: um país como a República Tcheca, que tem muita herança de tempos de repressão ainda viva, pode ser um pouco confuso para quem chega e não conhece nada, principalmente a língua. O guia é uma ótima fonte de dicas para não pagar muito mico. Ele pode te ajudar a saber como se comportar, o que é gentil e o que não é, aquele pub que você não pode perder ou aquela rua que você deve evitar à noite.

Quando cheguei em Paris, na França, já sabia de todo o esquema. O tour parte da Place Saint-Michel  e o grupo se une naturalmente. Saímos por Paris enlouquecidamente, pois a cidade tem muita, mas muita (muita) coisa para se ver. É praticamente impossível fazer tudo com calma em um dia só e a pé. Durante o tour em Paris, tive a sorte de fazer amizade com a Jocelyn, uma escocesa que estava no mesmo albergue que eu. Praticando a dica número dois, ganhei uma amiga para a vida toda. :)

Em Paris, com uma amiga muito querida que fiz durante o tour, a Jocelyn, da Escócia.
A quarta dica é a seguinte: assim como aconteceu comigo em Paris, também acontecerá com você, caso escolha fazer um tour em qualquer grande cidade. Como são muitos lugares, o passeio se torna um pouco superficial. O que eu fiz foi guardar bem como chegar aos meus pontos preferidos, e fiz todos com calma e tranquilidade nos demais dias que fiquei em Paris. Calma, não precisa fazer tudo de novo, se é o que está pensando. Sem o guia, porém, você poderá entrar nos museus, nas igrejas, sentar para tomar um café em uma ruela depois de caminhar tranquilamente sem rumo e tudo mais que quiser. Na minha opinião, o custo-benefício de ter uma apresentação prévia de uma cidade é bem interessante. Ah, além disso, você poderá tirar aquela foto linda que não deu tempo porque o grupo já estava seguindo sem você.

Para tours como os do Sandeman's, não tem desculpa e a gorjeta é indispensável. Pode ser que você não vá se apaixonar como eu, mas coloque-se no lugar daquele jovem que vive na pindaíba e dê um trocado. Isso não vai te deixar mais pobre e ainda vai deixar o guia feliz. :) A gorjeta, assunto que também vou falar aqui em breve, pode ser considerada para qualquer guia que você adorar, no Brasil ou no exterior. É um incentivo e não ofende ninguém.

Mas nem tudo são flores. Minha experiência mais recente, nos Emirados Árabes, foi contada aqui, aqui e aqui, sem dó e sem censura, com todos os detalhes sobre o serviço da empresa Desert Safari Dubai. Passado o afã do momento, a poeira baixou e percebi que este pode ter sido um caso isolado, mas fica a dúvida a ser tirada até a próxima vez que eu visitar Dubai. 

Contudo, foi uma excelente oportunidade para perceber que um guia de turismo precisa ser universal, independente de onde ele seja ou onde trabalhe. Mais importante que a máxima de que o cliente tem sempre razão, em passeios turísticos, a lógica  que vale é a que somos todos diferentes e precisamos ser respeitados da mesma maneira. Essa relação vale entre prestador de serviço e cliente, e entre as pessoas que estão com você no grupo.

Tesouros que você descobre mais facilmente, quando conhecer melhor o lugar onde vai.
Usufruir de um passeio guiado pode não apenas ser legal, mas também ser mais uma oportunidade para ver o lugar para onde você for com outros olhos. Aprender nunca é demais, não é? :)

Até mais!

(*) Um leitor me alertou sobre o emprego errado do termo "guia turístico", que é, na verdade, um mapeamento sobre todos os detalhes de um lugar. O "guia de turismo" é a pessoa que nos ajuda a conhecer um local com mais detalhes


SHARE

Sobre Ana Raquel

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

16 comentários :

  1. simplesmente adorei. em um mês estarei em Paris, Amsterdam e Londres e certamente usufruirei de dicas tão importantes... pena que não vou para Praga. as fotos são tentadoras hahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luuu, que delícia ler isso. Espero que seja muito útil mesmo. Ai que delícia, me leva junto? hahahaha <3333 Praga, é...realmente tem um imã que me atrai de volta pra lá. Por que será? :D Beijo

      Excluir
  2. Arrasou no post! Pena que veio um pouquinho tarde para mim, pois acabei de chegar na europa, e estes tours teriam me ajudado bastante em alguns lugares que fui. Mas não faltará oportunidade de experimentar!

    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Stephanie!

      Ah, não acredito que perdemos o timing! Mas tenho certeza que sua viagem foi um sucesso. Agora, como você disse, é guardar as dicas e arrasar nas próximas! :) Beijos

      Excluir
  3. Ana...
    "Guia de turismo é um profissional habilitado para guiar visitantes por roteiros turísticos." Wiki.

    "guia turístico é aquele folheto!" - Um amigo turismólogo muito p*to da vida!!
    ahaahahah

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,

    Obrigada pela observação.

    Ana

    ResponderExcluir
  5. incrível!!!!!! Tô bem animada pra pesquisar sobre o grupo! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, Ana! Depois conta pra gente se deu tudo certo! :D Beijos

      Excluir
  6. ola, trabalho em Nova York oferecendo tours guiado em Portugues. Amo o que eu faço e posso dizer que existe muito preconceito. As pessoas acham que o conhecimento adquirido vem do nada, quando na verdade um Guia precisa estar sempre atualizado, precisa estudar muito e em Nova York é preciso ter uma licença de trabalho apos passar em um teste muito dificil que leva mais de 6 horas para ser completado e exige conhecimentos de arquitetura, historia, politica, religião e muito mais. Infelizmente muitas pessoas acham que basta dar R$5,00 Reais ou U$5.00 Dolares para o "pobre" do guia. Muito pelo contrario, um guia deve ser pago por horas e pela qualidade do serviço, um bom guia sabera responder todas as suas perguntas, ele frequenta e conhece os locais que indica e ainda podera assessora-los em todos os problemas que voce vier a ter. Esse é um trabalho e deve ser pago e respeitado como tal. Se voce der a sorte de contratar um guia profissional em qualquer lugar do mundo, sinta-se segura porque ele podera ser sua salvação em qualquer problema. Em geral guias falam mais de um idioma, conhecem medicos e até advogados em caso de voce se meter em confusão. Pense nisso e na sua proxima viagem use um guia especializado e curta a cidade de uma forma totalmente diferente. Abraços e parabens pelo post e pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Obrigada pelo seu depoimento e sim, acredito que a profissão deva (e muito) ser respeitada, afinal, são especialistas no que fazem e conhecem a cidade muito melhor que qualquer pessoa. Tive alguns guias dos quais lembro até hoje e, graças a eles, minhas viagens foram muito mais completas.

      Espero que você sempre se sinta assim, realizado(a) por fazer o que gosta. Tenho certeza que seus "guiados" também sentirão isso.

      Um abraço!
      Ana

      Excluir
  7. Olá sou guia internacional, minha especialidade paises europeus adoro meu trabalho fico feliz em saber que muitas pessoas acreditam e valorizam nosso trabalho, temos consciênca que estamos participando na realização dos sonhos de muitos pessoas.

    Abraços
    Milton Rocha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milton!

      Pode ter certeza que é valorizado sim! Em muitos lugares, o trabalho de vocês é essencial. :)

      Bom fim de semana pra você e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  8. i like which you shared about Dubai and about desert safari tour in dubai.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Estava procurando relatos sobre Cuba e cheguei até o seu blog, parabéns!
    Sou guia de turismo e moro em Vitória - ES. Gostei muito do post, pois muito viajantes torcem o nariz para o guia e não valorizam, mas como você mesmo relatou podemos ser muito útil numa viagem.
    Vou mostrar este post para meus alunos do curso de guia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcelo
      Tudo bem? Desculpe não ter respondido sua mensagem antes, mas este ano retomamos as atividades do blog. :)

      Fico muito feliz em saber que um profissional da área curtiu o post e aprovou as dicas. Obrigada por compartilhar sua opinião com a gente!

      Abraço

      Excluir
  10. Sublime Oases Seba, Libya
    It is situated close to the city of Sabha in South Western Libya. This desert spring sparkles in the heart of the Sahara desert the world's biggest desert.

    ResponderExcluir