Home » » O Líbano no Projeto Sumir

O Líbano no Projeto Sumir

Written By SINTRIP on quarta-feira, abril 18, 2012 | quarta-feira, abril 18, 2012

Eu não conhecia o programa Projeto Sumir, do jornalista Samir Abujamra, no Canal Brasil, até bem pouco tempo atrás.
Quando se trata de televisão, sou uma negação: só assisto novelas, noticiários e um ou outro programa da GNT e do Discovery. Mas isso não vem ao caso.

Estávamos no Líbano, com nossas amigas Tamima e Holud Smaili (já falei bastante delas aqui no blog), quando elas nos contaram que haviam acabado de dar uma entrevista para o episódio do Projeto Sumir sobre o Líbano.
Fiquei bem curiosa.
Assim que voltamos para o Brasil, o programa foi ao ar. 

Adoro esses programas de viagem (são os únicos que assisto na TV a cabo) e é claro que me apaixonei pelo Projeto Sumir. E me emocionei com o episódio sobre a vida delas em Ghazee, uma cidadezinha do Vale do Beqaa.

Acho que compreendi muito mais da minha história depois desse vídeo. Agora eu sei porque meus avós nunca ensinaram árabe aos meus pais e, consequentemente, a mim. Ah, sim! Pra quem não sabe, sou descendente de libaneses (cristãos) por parte de mãe e por parte de pai. E falar árabe fora do Oriente realmente não é costume das famílias cristãs. Em compensação, todos os descendentes de família islâmica falam.

Achei a entrevista linda! Além de amar essa família, eu me vi nas palavras da dona Soraya, quando ela disse que "os descendentes querem beber da mesma água que seus avós beberam". Foi exatamente o que senti andando pelo Líbano... Eu só pensava nos meus avós, na minha família, em tudo que eles trouxeram de cultura para o Brasil, na origem de todos os costumes que me ensinaram e na origem da minha educação.

Confira o episódio, que é o segundo da série sobre o Líbano e saiba como é a vida de uma brasileirinha (a Tamima linda), com sua família, no interior do país:


Me emocionei mais ainda com a primeira parte do episódio, onde Samir Abujamra visita Canaã, a cidade onde Jesus transformou água em vinho. Até chorei! :)
Neste episódio, Samir também visita a cidade de onde veio sua família.


Ele fez exatamente o que eu queria fazer, quando foi atrás de sua origem. Eu quis muito visitar Marjayoun, a cidade de onde vieram os meus avós, mas infelizmente, ela fica muito próxima da fronteira com Israel e, além de eu precisar de uma espécie de autorização para visitá-la, a região estava tomada pelas tropas, por causa do conflito na Síria. Achei melhor não arriscar e deixar a descoberta para uma próxima viagem. Fora que um taxi até lá sairia em torno de 200 dólares. :/

Um dia gravarei um vídeo assim.

Para assistir todos os episódios do Projeto Sumir, acesse o site do programa, no Canal Brasil.

Beijos,



SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário