Home » » Argentina: o que você precisa saber antes de viajar para lá

Argentina: o que você precisa saber antes de viajar para lá

Written By SINTRIP on terça-feira, maio 15, 2012 | terça-feira, maio 15, 2012

Como contei em meu último post, voltaremos à Argentina ainda esta semana. Tanto eu quanto a Ana já conhecemos Buenos Aires. Mas, antes de viajarmos para lá pela primeira vez, ficamos cheias de dúvidas, como todo mortal.

Apesar de ser um destino muito comum para os brasileiros, por ser próximo e acessível, sei de muita gente que ainda não teve a oportunidade de viajar para lá. Se você se enquadra neste perfil, este post é para você.

A Argentina é o segundo maior país da América Latina (logo atrás do Brasil), o oitavo maior país do mundo em território e o primeiro maior entre os países de língua espanhola. A Argentina possui 23 províncias e uma cidade autônoma (Buenos Aires).

As principais cidades de interesse turístico são Buenos Aires, Mendoza, Córdoba, Bariloche, El Calafate, Ushuaia e Jujuy.

Por ser um país extenso, o clima da Argentina varia bastante. Na região norte, o verão é bem quente e úmido; e o inverno leve, sujeito a secas periódicas. O centro tem verões muito quentes sujeitos a chuva de granizo, e invernos frios. A região sul tem verões mornos e invernos bem, mas bem frios, com fortes nevoadas, principalmente nas montanhas.

Buenos Aires, a capital, possui uma temperatura média anual de 18 graus C. e estações bem definidas.

A Argentina possui uma imensa diversidade de atrativos naturais, como canyons, salinas, geleiras, desertos, florestas, vales, cataratas etc. E não pense que em uma ou duas visitas você conhecerá o país. A Argentina pede algumas várias viagens para ser explorada.

A primeira coisa que você deve saber antes de planejar sua visita à terra do Tango, do vinho e do alfajor, é que, assim como todos os países do Mercosul, a Argentina não exige a apresentação do passaporte brasileiro, nem visto de entrada. Porém, é preciso portar o RG novo (aquele que não é plastificado) -- o documento velho não vale.  Eu mesma não tenho o RG novo e prefiro viajar com meu passaporte em mãos. Tanto faz. ;)

A moeda local é o Peso argentino, que equivale a 50 centavos de Real. Uma dica: vale a pena levar dinheiro em Dólar. Isso porque o Dólar, lá, equivale a 4 pesos e -- se não estiver valendo 2 reais como agora -- você economiza comprando Dólar no Brasil por um valor menor e trocando por Peso lá.

Buenos Aires possui dois aeroportos: o Aeroporto Internacional de Ezeiza, a 35 quilômetros de distância do centro, e o Aeroparque Jorge Newbery, bem mais próximo ao centro da capital. As companhias Aerolíneas Argentinas, TAM, Gol e Lan operam voos diários para Buenos Aires, saindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Para circular de carro, na Argentina, basta apresentar a habilitação brasileira, mas, se quiser dirigir pelas regiões montanhosas, é bom ter experiência em dirigir na neve (que não é fácil!). Se preferir percorrer o país de ônibus, as principais empresas da Argentina são a Andesmar, a El Rápido International, a Chevalier, a Crucero Del Norte e a Via Bariloche. Ainda há a opção de viajar de trem, apesar de haver poucas linhas na Argentina. As principais empresas são a Trenes del Litoral,  TBA e Ferrobaires.

Agora, a principal informação (principal mesmo) que você deve ter é o contato do Consulado Geral do Brasil. Ande com o endereço e o telefone do consulado com você. Como a Ana já falou em outro post, se perder seus documentos, dirija-se a uma delegacia, abra um boletim de ocorrência e siga para o consulado, onde você poderá emitir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). O atendimento funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h. Se precisar do consulado quando o mesmo estiver fechado, telefone para lá.

Anote:


  • 101
  • Delegacia do Turista: Avenida Corrientes, 436 - (54 11) 4346-5748/ 0800 999 5000
  • Sites: www.turismo.gov.ar, www.info.gov.ar
  • Código de área do país: +54
  • Código de área de Buenos Aires: 11
  • Fuso horário: 0h (horário de Brasília)
  • Moeda: Peso argentino
  • Como ligar para o Brasil: 0800-9995500
  • Visto: Não é necessário.

Agora faça as malas, escolha seu hotel e boa viagem!

Beijos,

SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

3 comentários :

  1. Valeu pelas dicas, estou indo em Março e pesquisando tudo sobre Buenos Aires =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vlw Pelas dicas! Vou pra Buenos Aires em Junho!

    Estou amando o blog de vcs!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Lu,
    eu morro de vontade em conhecer BsAs, mas as férias sempre são corridas e como aqui não tem voo direto pra lá, passar um final de semana fica muito cansativo.
    Moro em brasília e anunciaram que agora vai ter um voo direto pra lá, fiquei feliz da vida e já estava planejando fazer uma surpresa no final de semana do aniversário do meu namorado.
    Fui ver o preço no site e saia cerca de uns 1.700,00 por pessoa. Acho meio caro pra uma viagem de fim de semana. Olhei no site do submarino viagens e tudo sai uns 1.900,00 pra duas pessoas.
    Você acha que é confiavel comprar? Li seu relato sobre eles, mas você acha que se eu tiver sorte de não ter contratempos com as formas de pagamento, é garantido que eu vou chegar no dia da viagem com minha passagem realmente comprada?

    Agradeço sua atenção,

    Fernanda

    ResponderExcluir