Home » » Arrumando a mala - Parte 5: a carteira

Arrumando a mala - Parte 5: a carteira

Written By SINTRIP on terça-feira, maio 22, 2012 | terça-feira, maio 22, 2012

Andar com a carteira organizada não é nosso dever somente em viagens. Conheço muita gente que leva todos os cartões e todos os documentos pra lá e pra cá. Isso é perigoso. Se sua carteira for roubada, você terá o maior trabalho do mundo pra cancelar tudo e tirar todos os documentos de novo.

O ideal mesmo é andar só com um cartão de crédito/débito e a carteira de motorista (que tem o RG e o CPF). O resto, você leva quando precisar.
Eu costumo deixar tudo em casa. Se vou ao shopping, por exemplo, aí sim pego meus cartões de lojas, minha carteirinha de estudante e coisas do tipo.

Acontece que, muitas vezes, me esqueço de devolver esses itens à gaveta e acabo passando uns dias com a carteira e a bolsa super bagunçadas.
O certo mesmo é fazer esta limpeza na carteira uma vez por semana, no mínimo. Se for viajar, esta ação é indispensável. E, se for para o exterior, mais ainda. Imagine o desespero de ter que correr atrás das coisas perdidas fora do Brasil!

Para organizar sua carteira, primeiro, tire tudo de dentro dela (e da bolsa): papéis, recibos, cartões de visita, cartões de lojas, dinheiro, moedas, cartões de crédito, documentos e tudo mais que você curte colecionar no buraco negro da bolsa. 


Em seguida, separe tudo que será inútil para a sua viagem. Por exemplo: por que você precisaria do seu vale-refeição na Áustria?


1 - Recibos
2 - Cartões de lojas;
3 - Cartões como vale-refeição, Bilhete Único e carteirinha de estudante (esta última você pode levar caso viaje para uma cidade que aceite sua carteirinha e caso você pretenda utilizá-la);
4 - Cartões de desconto e fidelidade;
5 - Cartões de crédito;
6 - Documentos;
7 - Cartões de visita (de terceiros);
8 - Talões de cheque e dinheiro (em moedas que não poderão ser utilizadas na cidade de destino).


1 - Carteira (a minha é a Carteira Carta, da Imaginarium);
2 - Cartão do seguro (de saúde e de viagem);
3 - Cartões de crédito/débito internacionais (eu levo dois: um para pagar os hotéis e outro para fazer compras. Se tiver o cartão de débito internacional, leve só mais um cartão de crédito -- e não se esqueça de avisar ao banco que está indo viajar para liberar seu cartão);
4 - Cartão de desconto/fidelidade de loja internacional (se tiver o cartão da Sephora, não esqueça de levá-lo! :D);
5 - Dinheiro (na moeda que será usada no local de destino);
6 - Cartões de visita (os seus);
7 - Um documento (carteira de motorista ou passaporte. Se for alugar um carro em seu destino, leve os dois. Se a viagem for nacional, pode deixar o passaporte em casa. Para os Estados Unidos eu levei os dois. Lá, eles pedem seu ID -- RG -- na porta de todas as baladas, e eu não queria ficar andando com o passaporte).

Olha só como levar pouca coisa é melhor:


Esta Carteira Carta, da Imaginarium, foi a única que encontrei que tem espaço para o passaporte. <3

Algumas dicas importantes:

- Não leve todo o seu dinheiro na carteira. Deixe um tanto no bolso e outro tanto em um porta-dinheiro;
- Tenha cópia de todos os seus documentos e cartões de crédito (fora da carteira, claro. Se preferir, deixe algumas cópias com alguém de -- muita -- confiança para, caso você precise, a pessoa poder cancelar os cartões pra você. E não se esqueça do que deixará para trás, como contei aqui);
- Por fim, guarde na carteira uma tag com as informações essenciais para casos de emergência. Não se esqueça dos códigos de área para os números de telefone!


É isso. Mantenha-se sempre atento e boa viagem! ;)

Veja também:

Beijos,

SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

5 comentários :

  1. Eu preciso de uma dessas! :) Amanda Lima

    ResponderExcluir
  2. Valeu o comentário e detalhes.
    Manoel de Oliveira Cavalcanti Neto
    @viajetranquilo - @mocneto

    ResponderExcluir
  3. oiii!! gostaria de saber qual é a marca da sua case para o passaporte!! essa rosinha linda! <3

    ResponderExcluir