Home » » Arrumando a mala - Parte 7: viagem curta de inverno

Arrumando a mala - Parte 7: viagem curta de inverno

Written By SINTRIP on segunda-feira, julho 23, 2012 | segunda-feira, julho 23, 2012

Estou partindo para uma semana em Floripa e já sei que a temperatura lá não está das mais quentes. Porém, eu não arrisco viajar para uma praia sem um biquíni na mala -- a esperança (de o sol aparecer) é a última que morre! Só que não abuso: não vou levar cinco opções de biquíni, toalha, saída de banho, canga, chapéu, frango, farofa... O melhor é ir prevenida, claro, mas nada de exageros. Afinal, é óbvio que uma viagem ao sul do Brasil em pleno no mês de julho não tem como ser de calor.

Minha primeira dica na hora de arrumar qualquer mala, para qualquer viagem é: 1 - liste os compromissos que você terá. Feito isso, separe as roupas que usará nesses compromissos.
Procure não levar um look completo para cada, mas combinar as opções que estarão em sua mala. Você pode usar a mesma calça para dois ou três compromissos e mudar somente a blusa, os acessórios etc. Se não está indo para nenhum desfile de moda, também não precisará de um sapato para cada dia.

Dessa vez não tenho nada combinado (eu ia ao Baila Costão, o super evento de dança que rola no Resort Costão do Santinho, uma vez por ano, mas acabei desistindo), a não ser um encontro com minhas amigas e um ou outro barzinho. Então, não preciso de nenhuma superprodução. 

Separadas as roupas dos compromissos, 2 - separe a roupa que você usará no caminho. Procure vestir a roupa mais pesada, porém confortável, que pretende levar (como jeans, botas e casaco), para aliviar a mala. Além disso, o ar-condicionado do avião costuma ser bem forte  e seu casaco à mão fará toda a diferença. 3 - Deixe uma blusa e uma calcinha/cueca também separadas para a bagagem de mão. Como contei aqui, é bom se prevenir e carregar uma troca na bolsa/mochila, para o caso de sua mala ser extraviada.

Em seguida, 4 - arrume o nécessaire de higiene pessoal. Como a viagem é curta, não vejo necessidade de levar um nécessaire enorme de medicamentos, como o que mostrei no post sobre isso. Uma ou duas cartelinhas de remédios básicos bastam (aconselho levar apenas analgésico e relaxante muscular). 5 - Arrume o nécessaire de maquiagem e o nécessaire de acessórios e utensílios (também básicos, a não ser que você tenha um casamento ou uma festa super glamourosa).

Vamos supor que sua viagem tenha sete dias. Você não precisará de três trocas de roupa para cada dia, de jeito algum! Como sempre falo, cada espaço na mala é precioso, então, economize!
Além disso, se pensar assim, você levará mil roupas, carregará um peso dos diabos e não usará nem metade da mala.

Em sete dias, você precisará de:

- 7 calcinhas/cuecas (caso não tenha onde lavar)
- 3 ou 4 sutiãs (leve sempre a metade do número de calcinhas, afinal, nós usamos o mesmo sutiã mais de uma vez, sim, né?)
- 1 pijama
- 2 calças (sim, duas! Pra quê mais? -- Eu levo uma jeans e uma legging)
- 4 ou 5 blusinhas
- 1 ou 2 vestidinhos (pra usar com ou sem meia-calça, dependendo da temperatura do dia)
- 1 short (se fizer calor, você pode usá-lo. Se não fizer, pode usá-lo com meia-calça)
- 1 blusa de moletom ou malha de lã
- 1 casaco ou jaqueta grande (que você levará na mão)
- 1 ou 2 lenços ou cachecóis
- 1 toalha de banho (se não for ficar em hotel)
- 4 ou 5 pares de meia
- 1 par de botas 
- 1 par de sapatinhos
- 1 par de chinelos
- 1 par de tênis

Separe todas as roupas antes de colocá-las na mala
Pense que você repetirá roupas e isso não será nenhum problema. Só não se esqueça de usar um bom desodorante pra não deixar a roupa, er, digamos, não cheirosa. Você não é mais criança e não sujará suas roupas com facilidade, certo? A não ser que pretenda fazer rafting, canoagem, escalada... 
É importante conhecer o destino para o qual você viajará, a fim de saber se as pessoas andam mais arrumadas ou não, mas o que importa mesmo, independente do lugar, é o seu conforto. 

Muito cuidado com os sapatos: se você pretende "turistar" e andar muito... tênis! E tênis bom! Nada de tênis com sola reta que machuca o pé, hein?

"É sério que você vai viajar de novo, mãe? :("

Como arrumar

De jeito algum vá colocando as roupas na mala sem antes separar tudo que pretende levar. Se fizer assim, perderá a noção do que já está dentro da mala. Coloque todas as roupas em cima da cama, verifique se não falta nada (ou se tem coisa demais) e só então comece a arrumação.

Coloque as lingeries dentro de um saco de pano (ou plástico mesmo), para deixá-las juntinhas e organizadas dentro da mala (senão vira aquela confusão na saída do banho!). Não se esqueça de torcer os sutiãs, encaixando um bojo no outro, para não amassar nenhum. Em seguida, já coloque o saco de pano dentro da mala, no fundo.


Aprendi com uma comissária de bordo a enrolar as roupas para não amarrotá-las e para economizar espaço. Dobre-as e, por fim, faça os rolinhos. Então, vá encaixando os rolos nos espaços da mala. Mas lembre-se de começar sempre pelas mais grossas, que não amassam com facilidade. Imagine que sua mala ficará muito tempo de pé e as roupas de cima pesarão sobre as debaixo.


Não coloque todas as roupas ainda. Pegue os nécessaire e arrume-os entre as roupas para que os produtos não se quebrem. Certifique-se de ter deixado tudo embaladinho para que um vazamento não destrua toda a sua mala.


Para deixar a maquiagem mais protegida, costumo envolver o nécessaire na toalha de banho, ou em uma roupa mais grossa.

Procure deixar o nécessaire de higiene pessoal na parte de cima da mala
Deixe as meias para o final. Quando já tiver colocado tudo dentro da mala, vá encaixando os rolinhos de meia nos espaços vazios, entre uma roupa e outra.


Minha mala é a menor, de 15kg. Veja como sobrou espaço:


Hora de colocar os sapatos. Quando a mala está muito apertada, eu coloco os sapatos dentro de sacos plásticos e os encaixo no meio das roupas. Como este não é o caso, uso o bolso grande da tampa da mala (abra a extensão, se houver, para não esmagar os sapatos).
As botas são os maiores sapatos da bagagem, então prefiro ir com elas nos pés, mesmo sabendo que serei obrigada a tirá-las no aeroporto. Pelo menos carrego menos peso. Ah! Mas só vou com elas porque o salto é baixo. Se fosse alto, nem em sonho!


Prontinho. Com esses itens, você terá uma mala perfeita para uma semana. Não faltará nada!
Se você é homem já sabe que sua mala é metade disso aí, né? ;)

Agora é só arrumar a bagagem de mão, com os eletrônicos que não podem ser despachados e tudo mais que contei no post "Arrumando a mala - Parte 2: bagagem de mão". E não se esqueça do casaco!

Beijos e boa viagem!

Veja também:
Arrumando a mala - Parte 1: medicamentos e higiene pessoal
Arrumando a mala - Parte 2: bagagem de mão
Arrumando a mala - Parte 3: nécessaire de maquiagem
Arrumando a mala - Parte 4: acessórios e utensílios
Arrumando a mala - Parte 5: a carteira
Arrumando a mala - Parte 6: invista na bolsa


SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

7 comentários :

  1. Amei o seu post.
    Viajo pra Buenos Aires dia 02/08
    pra passar exatamente 7 dias.
    Me ajudou muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Que bom que o post ajudou, Debb! :D
      Fico feliz!
      Obrigada pela visita e pelo comentário!
      Super beijo e boa viagem! :*

      Excluir
  2. O post foi de grande ajuda até pra mim que só vou passar 3 dias em Belo Horizonte esta semana! Vou guardar este post com carinho, porque estou sempre viajando e fico desorientada quando tenho que fazer mala no inverno.

    ResponderExcluir
  3. Lu, post ótimo como sempre. Somos fãs de vocês. Iremos aplicar essas dicas em nossas próximas viagens. Praticidade e organização acima de tudo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, queridos! <3
      Obrigada!
      Que bom que gostaram!
      E essa necessaire de maquiagem aí é a melhor do mundo! Hahaha

      Excluir
  4. I totally enjoyed this amazing blog, its article is very informative indeed. desert safari in dubai

    ResponderExcluir
  5. Nossa foi de muita ajuda, viajo essa semana e tava perdida.
    obrigada.

    ResponderExcluir