Home » , » Em Cuba será diferente

Em Cuba será diferente

Written By SINTRIP on quarta-feira, outubro 03, 2012 | quarta-feira, outubro 03, 2012

A Ana e eu temos conversado muito sobre como vamos nos virar em Cuba e, em uma de nossas longas conversas, decidimos fazer diferente. 

Lemos e ouvimos mil informações e opiniões distintas sobre esse país, mas nada nem ninguém nos deixou 100% seguras quanto ao dinheiro que vamos gastar. E justamente por isso tem sido muito difícil planejar e calcular os gastos da viagem, como mostrei aqui
Estamos indo para praias do Caribe e poderíamos muito bem nos hospedar em um lindo resort e curtir o sol, numa areia branquinha e mergulhando em águas cristalinas. Porém, lendo e relendo as atrações cubanas que o guia da Lonely Planet listou, vimos que ficar em um resort não faz o menor sentido (para nosso estilo de viagem, claro!). 


Queremos viver Cuba, respirar Cuba. Decidimos, então, que faremos o nosso primeiro mochilão e tentaremos sobreviver com pouquíssimo dinheiro. Isso porque já lemos e relemos que os estabelecimentos cubanos não aceitam cartão de crédito e não vamos sacar nenhuma grande quantia (oi, né?). Ainda não sabemos o que vamos fazer, em que cidades vamos ficar, onde vamos nos hospedar, e já estamos a duas semanas do embarque. 

As informações jogadas na internet estão muito, mas muito fracas, e os amigos que foram não fizeram o tipo  de viagem que pretendemos. Se não fosse o guia, não saberíamos nem 10% do que estudamos. Taí a importância comprovada de que um guia de viagem é fundamental. E a Ana já falou disso aqui.

Como sempre narramos nossos preparativos, além do diário de bordo e de nossas opiniões pós-viagem, achamos que estávamos em falta com o planejamento desta viagem, no blog. É que, na verdade, estamos em falta com o planejamento em si. O que sabemos até agora é que pretendemos fazer o norte da ilha, talvez de ônibus ou pedindo carona. Sabemos também que levaremos Euro porque para trocarmos Dólar, seremos taxadas em mais 10%, além da taxa de câmbio.  E sabemos também que não levaremos mala, só um mochilão, sem os mil e um apetrechos de maquiagem ou de cabelo e muito menos sapatos de salto alto. E lá não tem internet (quer dizer, tem em poucos lugares, por um preço altíssimo), por isso "abandonaremos" o blog enquanto estivermos fora. Não vai rolar sequer foto no Instagram. Arriscaremos procurar um SIM Card -- se rolar, faremos um update no post sobre o uso do celular no exterior. Vamos ver como vamos nos sair, né?

Em Cuba será diferente. Bem diferente. Só uma coisa não mudará: contaremos tudinho, tim tim por tim tim, pra você.

Beijo,



SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

1 comentários :

  1. Oi Lu/Ana!
    Vou fazer uma viagem para Cuba, começando por Havana, com minha mãe. De lá, vamos para Santiago de Cuba. Tem como atravessar de lá para Haiti ou Jamaica de barco ou algum outro transporte via mar? O que você nos aconselha? Temos que passar aqui no Brasil pelos consulados da Jamaica/Haiti? Pretendemos conhecer um pouco de Cuba por terra. Vamos de ônibus. você tem alguma sugestão? Nossa ideia é ir de Havana até Santa Clara e depois Nuevitas e/ou Holguin. De lá, vamos a Santiago de Cuba. Você acha que está bacana esse roteiro? Tem transporte rodoviário na boa? E o caminhão? É muito perigoso? É melhor comprar CUC no Brasil ou só sair daqui com reais? Ou comprar dolar aqui e passar para CUC em Cuba? Sou de menor e vou com minha mãe. Meu pai deve nos encontrar no Haiti ou Jamaica, mas em Cuba ficaremos só nós duas. Quando passar de um lugar para o outro tem muito problema? Quais casas particulares você indica nas cidades que falei (Havana, Holguin, Santiago de Cuba, Nuevitas e Santa Clara)?
    Desculpe amolar. São muitas dúvidas e poucas pessoas para as quais perguntar.
    Abs,
    Rebeca

    ResponderExcluir