Home » , , » Cuba: o que você precisa saber antes de viajar para lá

Cuba: o que você precisa saber antes de viajar para lá

Written By Ana Raquel on segunda-feira, dezembro 31, 2012 | segunda-feira, dezembro 31, 2012

Localizada no Caribe, a República de Cuba é a 16ª maior ilha do mundo, com 104 mil quilômetros de extensão, e é o país mais populoso do arquipélago caribenho, com mais de 11 milhões de habitantes. Está dividida em 14 províncias com 169 municípios e é composta por outras 1.500 ilhazinhas menores -- por exemplo, os cayos --, mas as principais são a Isla de la Juventud e a controversa Baía de Guantanamo, um anexo "alugado" pelos Estados Unidos desde o começo do século XX e que hoje serve de prisão para (supostos) terroristas. E, claro, a própria Ilha de Cuba, a maior de todas e a maior do Caribe também. 


Havana é a capital e cidade mais populosa da ilha. É lá onde fica o Aeroporto Internacional José Martí. A segunda cidade mais importante é Santiago de Cuba, a 860 km de Havana, onde fica o Aeroporto Internacional Antonio Maceo y Grajales, outro ponto de chegada bastante utilizado.

Temperatura
Com 330 dias de sol ao ano, a ilha tem basicamente duas estações. A seca, que dura de novembro a abril, pode ser chamada de "inverno". As temperaturas chegam a 29ºC e à noite caem para 15ºC. A época de verão é mais úmida e acontece entre dezembro e março, com temperaturas que chegam a 35ºC. Como o território é estreito, venta bastante por lá e a água sempre se mantém quentinha, a 25ºC. Outro detalhe para ficar atento é à época de furacões, entre junho e novembro. A localização de Cuba contribui para que a ilha fique literalmente no olho do furacão de grandes tempestades, como foi o caso do Sandy, que passamos em nossa viagem. Por este link você sabe como está o clima por lá antes de viajar.

Paisagens

Varadero
Cuba tem de tudo um pouco, mas as praias são o que mais chamam a atenção dos turistas: são mais de 300 praias naturais de areias brancas, douradas e negras e, claro, o mar azul de águas calmas e transparentes, perfeitas para mergulhar. A praia mais famosa de todas, Varadero, tem 20 km que pudemos ver de perto e comprovar que é, de fato, linda mesmo. Ainda assim, ficou a vontade de conhecer paraísos como Playa Duaba, Cayo Guillermo, Camaguey, Cayo Largo... ah, teremos que voltar, porque olha... tantas praias, tão pouco tempo!

Política e sociedade
Cuba é um dos únicos cinco países que ainda se declaram socialistas e mantêm este regime desde 1959, ano do fim da Revolução Cubana e que Fidel Castro entrou no poder. Bom, a partir de então começaram os problemas de relacionamento com os Estados Unidos que tanto conhecemos e, sim, o bloqueio causou consequências gritantes na comunidade cubana.

O povo cubano é muito bacana e está sempre disposto a bater um papo. No primeiro momento, é fácil perceber que eles se aproximam porque querem pedir um trocado, vender um artesanato ou te oferecer charutos, mas essa é uma questão de sobrevivência. Ainda assim, vão parar para saber de você e já adianto que eles adoram, ou melhor, AMAM brasileiros, e ficam encantados quando paramos para falar com eles sobre o nosso país. Eles também falam bastante sobre sua condição em Cuba, mas sempre com cuidado. Para o cubano é arriscado estar junto de turistas, principalmente se forem mulheres. Para ter uma ideia, o simples fato de andarem sem documentos já é motivo para a polícia levar para a delegacia. Agora, se um cubano estiver caminhando ou bebendo uma cerveja com um turista pode ser pior: eles vão presos. No primeiro momento, serão fichados, mas com duas ocorrências serão presos de vez para serem julgados. Não, isso não é lenda e aconteceu com pessoas que conhecemos lá. Com homens, principalmente, mas o jogo  também é duro para mulheres.

Para entrar em Cuba
Como já contamos aqui, você precisará de uma permissão para entrar em Cuba, mas não tem segredo para tirar o visto e é bastante barato, inclusive. Sai na hora do pedido quando solicitado presencialmente. Não esqueça de tirar o seu certificado internacional de vacina atualizado com a de febre amarela, pois é obrigatório estar com ela em dia para entrar em Cuba. Se você não sabe como obter este documento, também demos as dicas aqui. Outra obrigação é apresentar um seguro de viagem para o período que você ficará em Cuba.

Moeda e câmbio
Há duas moedas no país, a Moeda Nacional (MN$) e o Peso Conversível (CUC$). No começo é natural se confundir com as duas, mas a maior parte da ilha cobrará em CUC$, a moeda oficial dos turistas. As conversões são: CUC$ 1 = MN$ 24 e CUC$ 1 = US$ 1. Uma dica é: para não se confundir, a MN$ tem a imagem dos heróis cubanos, já no CUC$, as notas equivalentes trazem a a imagem dos monumentos construídos para os heróis. ;)

Moeda Nacional e Pesos Conversíveis lado a lado, para aprendermos a diferença
Há casas de câmbio, ou Cadecas, e o Banco Nacional de Cuba por toda ilha, não é difícil trocar dinheiro ou sacar. Opte por um desses dois em qualquer cidade, pois nos hotéis e casas particulares cobrarão muito caro. Falaremos mais sobre o uso do dinheiro em Cuba e as pegadinhas, mas já guarde essa informação com você.

Dirigir em Cuba
Muitas pessoas curtem ir a Cuba e viajar pela ilha de carro. Para alugar, não há segredo: ser maior de 21 anos e apresentar a sua habilitação válida. Para quem quiser adiantar a locação pelo Brasil, há sites como a Cubacar e a Havana Autos, todos hospedados fora de Cuba e com uma possibilidade muito menor de barganha. Locais nos disseram que é interessante ir até um escritório e negociar com o gerente, mas fique atento às formas de pagamento, pois nem todos os lugares aceitam cartão de crédito e será necessário fazer uma transferência bancária. Uma diária de um carro pequeno, 1.0, custa cerca de CUC$ 60. A gasolina custa, em média, CUC$ 2 o litro e é importante ter o tanque sempre cheio, pois não há muitos postos de gasolina por lá. Viajamos um pouco pelas estradas e posso adiantar que não achei ruim. Amigos disseram que a coisa complica, no entanto, quando você vai para as outras províncias, pois faltam placas, iluminação e, claro, não há GPS. Acho que vale dar uma estudada em um mapa antes de viajar, não? :)

República de Cuba
Língua: Espanhol
Moeda: Moeda Nacional (MN$) e Pesos Conversíveis (CUC$)
Código do país: +53
Uso do celular: Limitado e sem ativação de dados. O roaming funcionará no sistema da Cubacel e os custos são altos, como em qualquer utilização de roaming.
Número para emergências: 106 
Sites: http://autenticacuba.com/, http://www.infotur.cu/, http://www.cuba.com/
Consulado do Brasil em Havana
Miramar Trade Center - Edifício Beijing
Térreo (estrada pela Rua 76) - Havana
+ 53 7 214 4718
setorconsuloar@brasilhavana.org

Até mais!

SHARE

Sobre Ana Raquel

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

35 comentários :

  1. Ola, minha mulher está indo a Cuba e uma brasileira que nao conhecemos e que mora lá, mandou um email pedindo para que, se pudessemos, levar umas coisinhas pra ela, tipo mantimentos. Claro que queremos ajudar, mas fiquei me perguntando se não teriamos nenhum problema... será ilega? Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Completamente compreensível. Se eu morasse lá, também pediria pra alguém levar algumas coisinhas do Brasil. O que está oficialmente proibido são itens como microondas, DVD players, TV, rádios, celulares com GPS (daqueles tipo satélite), geladeiras etc. Mas isso eu imagino que ela não vá levar. ;)

      A maior parte dos secos, como castanhas, chocolates, salgadinhos, balas, barrinhas de cereais e até sucos em caixinha passam tranquilamente.

      Um abraço!

      Excluir
    2. Olá Ana!

      vc disse que é proibido entrar com celular com GPS.. e se eu desembarcar com o meu celular que tem GPS, o que acontece?

      Excluir
    3. Oi, Carlos!
      Tudo bem?

      Realmente, na lei da aduaneira de Cuba, todos os equipamentos que tenham GPS estão proibidos, mas celulares e tablets não são retidos. Já os aparelhos exclusivamente de GPS correm risco maior de serem retirados de você e só ser devolvido na hora de ir embora.

      Como disse para o Rodrigo, que, abaixo, fez pergunta parecida, na Internet, há vários relatos de pessoas que foram proibidas de entrar com seus equipamentos. :(

      Excluir
    4. Ana, sou professor de matemática e pretendo ir para cuba no meio do ano (passar 10 dias), iria tentar gravar algo la para trazer para meus alunos, conversar com os cubanos sobre saúde, educação, economia etc. Será que tem algum problema?

      Excluir
    5. Olá!
      Não tem problema, desde que seja uma conversa num lugar privado. Como comentei em alguns posts, a polícia fica de olho (e não é permitido que cubanos sejam vistos com turistas). Mas nós conversamos bastante com eles, principalmente num bar próximo à faculdade, onde há muitos jovens. :)

      Excluir
    6. Luciana, pretendo ir para Cuba, como quando viajo o que eu mais gosto é de falar e sair com os nativos, em cuba nao seria diferente. Se eu chegasse me enturmando com jovens da minha idade (tenho 22 anos), os convidando para beber, puxando assunto em um bar ou ate dando uma cantada em uma cubana bonitinha (hehe), coisas que acontecem com naturalidade no ocidente, seria visto com maus olhos la ? Poderiam chamar a policia, me impedir de fazer isso ?

      Excluir
    7. Luciana, pretendo viajar a cuba e tenho 22 anos, quando eu viajo gosto de conhecer os nativos, e em cuba nao seria diferente, gostaria de puxar assunto com os nativos, me enturmar com jovens da minha idade que eu visse na rua, puxasse assunto no bar e ate dar uma cantada em uma cubana bonitinha, porque nao haha. Isso poderia ser visto com maus olhos ? poderiam chamar a policia por isso ? ou isso nao tem problema algum ?

      Excluir
  2. Ola, minha mulher está indo a Cuba e uma brasileira que nao conhecemos e que mora lá, mandou um email pedindo para que, se pudessemos, levar umas coisinhas pra ela, tipo mantimentos. Claro que queremos ajudar, mas fiquei me perguntando se não teriamos nenhum problema... será ilega? Agradeço

    ResponderExcluir
  3. OLÁ! estou querendo fazer uma viagem a Cuba, sozinha, gostaria de saber se nao tem nenhum problema em relaçao a segurança, tambem gostaria de saber se o custo la é caro, hospedagem, alimentaçao e passeios. obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carina
      Tudo bem?

      Só posso dizer pela experiência que tivemos e não passamos nenhum apuro em Cuba. Não me lembro de nenhum momento em que não nos sentimos seguras, tanto em Habana Vieja quantos nos demais bairros. Tenho amigos que foram para outras províncias e também se sentiram muito seguros. Se você pretende ficar em albergue ou casas particulares, certamente fará amigos que te acompanharão. :)

      Não achamos caro, mas acho que você pode ler estes dois posts que resumem bem o que achamos:

      http://www.sintrip.com.br/2013/01/cuba-o-dilema-do-dinheiro-parte-2.html
      http://www.sintrip.com.br/2013/01/cuba-quanto-custa.html

      Espero que ajude.

      Beijo
      Ana

      Excluir
  4. oi. pretendia viajar até cuba com o meu noivo, alugar um carro e ir com um mapa explorar a ilha. pretendia ficar 14 ou 15 dias e mas sei que nao podemos andar a saltar de hotel em hotel. que conselhos me pode dar? Acha que vamos tempo demais?

    Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Uma alternativa é sempre buscar as casas particulares das cidades que visitarão. ;)

      Boa viagem!

      Excluir
  5. Oi, meninas! Estou acabando de ler os relatos, adorei as baladas de salsa! rs
    Queria saber se na imigração pediram para mostrar comprovante de seguro saúde, porque se precisar vou usar o do Master e não tem comprovante, só emitem a carta Schengen pra Europa!
    bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana
      Tudo bem? Não sei se ainda precisa da informação, mas não nos pediram o comprovante na entrada. Na verdade, não conheço ninguém a quem eles tenham pedido. Vai entender... de qualquer maneira, há seguro disponível nos aeroportos em Cuba e varia entre US$ 25 e US$ 50. :)
      Beijoca

      Excluir
  6. Oi! pretendo ir a cuba em março, com um bebe de 10 meses. Gostaria de ir para Havana e cayo largo. Vcs acham que é válido? Adorei o blog!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muuuuito do blog de vcs! Estou querendo viajar a cuba em março com meu filho de 10 meses. Pensei em ir a Havana e cayo largo. Vcs acham que é válido? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  8. Ana, estou planejando CUBA para março/14. Eles não permitem a entrada de aparelhos GPS? (aparelho exclusivo GPS - não é celular). Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rodrigo
      Tudo bem?

      Na página da aduana de Cuba, o GPS está listado como um dos itens proibidos na entrada, contudo, as opiniões se dividem. Pela nossa experiência, por exemplo, não mexeram em nossas mochilas. Já um conhecido, que levava uma bike, foi "alugado" por uma meia hora antes de ser liberado. Outras histórias confirmam que, quando o fiscal viu o GPS, ele confiscou o equipamento na hora e a pessoa só pode retirar na hora de ir embora.

      Outro problema que é bastante falado por aí é a dificuldade de obter informações precisas sobre a cartografia de Cuba, então, é certo que nem o GPS poderá estar 100% certo, caso você consiga entrar com ele. Um site que deixo de dica pra você estudar é esse: http://www.cubamapa.com/.

      Boa sorte!

      Excluir
  9. repito a pergunta, marcando para me notificar.
    Eles não permitem a entrada de aparelhos GPS?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana! As casas particulares, como funciona? Tem como alugar daqui do Brasil ou é diretamente de lá? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?

      Estes posts te ajudarão a fazer sua reserva:

      http://www.sintrip.com.br/2012/12/nossa-experiencia-com-o-site.html
      http://www.sintrip.com.br/2012/12/nossa-eperiencia-com-o-site-skooshcom.html
      http://www.sintrip.com.br/2013/01/review-hospedagem-em-cuba.html

      As reservas são feitas online e o acompanhamento, na maioria dos casos, diretamente com quem te hospedará.

      Espero que ajude!

      Excluir
  11. Ana, a reserva é obrigatório?vou ficar na casa do meu noivo, e acho que ele esta mudando de casa para poder se registrar como casa d pensao, só pode ser isso...

    ResponderExcluir
  12. Olá Ana se 1 cuc = 1 dolar o aluguel de um carro = 60 dolares 130 reais , isso por dia?
    outra coisa o litro da gasolina custarian então 4 reais naqueles carros gastões?

    ResponderExcluir
  13. Ana o alugue de um carro em Cuba é de 60 cuc logo 60 dolares isso é por dia? 120 reais? e a gasolila 1 cuc ou seja 4 reais por litros, ainda com aqueles carros que gastam muito? é isso ou estou errado? dogneem.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana

    estou indo para Cuba em duas semanas e adorei suas dicas. Queria saber se você tem o contato de um taxista em Havana.

    Meu namorado e eu chegamos em Cuba e vamos direto para Playa Giron, na Baía dos Porcos (deixamos Havana para o final). Mas o onibus da Viazul que faz esse trajeto só sai de manhã. Precisamos de alguém de confiança para nos levar até lá, porque são 3 horas de viagem. Será que você pode nos ajudar?? beatrizluzcorrea@yahoo.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Ana,

    adorei suas dicas. Uma pergunta, você tem o contato de um taxista (ou alguém bacana com carro) em Havana. Preciso de alguém para nos levar de Havana a Playa Giron (sao umas tres horas de carro e não há onibus no horario que eu preciso).

    Viajo a Cuba daqui a duas semanas.

    Beijos

    beatrizluzcorrea@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi..gostaria de saber quanto precisamente seria necessário para uma estadia de us 20 dias em Cuba..obrigado

    ResponderExcluir
  17. Oi!!! Ana gostaria de saber quanto seria necessário para ficar uns 20 dias na ilha? Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Ola! adorei o seu relato.
    Estou com viagem marcada para daqui a dois meses e gostaria de tirar algumas dúvidas que tenho, se nao fosse muito incomodo.

    Vou com o meu namorado e vamos ficar 3 noites em havana e 4 em varadero.
    Pretendiamos alugar um carro num dos dias de havana e ir a piñar del rio. há a possibilidade de contratar um guia lá em piñar del rio?

    Em varadero, pretendiamos alugar um carro também para ir até trinidad..acha estes planos exequíveis ou é melhor aproveitar as excursões?

    Muito obrigada desde já :)

    ResponderExcluir
  19. Ola! adorei o seu relato.
    Estou com viagem marcada para daqui a dois meses e gostaria de tirar algumas dúvidas que tenho, se nao fosse muito incomodo.

    Vou com o meu namorado e vamos ficar 3 noites em havana e 4 em varadero.
    Pretendiamos alugar um carro num dos dias de havana e ir a piñar del rio. há a possibilidade de contratar um guia lá em piñar del rio?

    Em varadero, pretendiamos alugar um carro também para ir até trinidad..acha estes planos exequíveis ou é melhor aproveitar as excursões?

    Muito obrigada desde já

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana e Lu (segunda tentativa de postar..)

    Decidi minhas ferias na semana passada e ontem, depois de muitas pesquisas de preços comprei minha passagem para CUBA e PANAMA... agora estou tentando obter o maior número de informações pois viajo em 2 semanas e terei apenas 5 dias em cada país... e não poderia deixar de ler cada post de vcs e me divertir muito com ele.... por favor se puder me ajudar, em que empresa compraram o seguro viagem?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Margarete! \o/
      Obrigada pela visita! Espero que goste dos posts! :D

      Sobre o seguro, dê uma olhadinha neste post da Ana: http://www.sintrip.com.br/2012/05/viaje-seguro-conheca-as-diferencas.html

      Beijos e boa viagem!

      Excluir
  21. Olá! Tudo bem? Estou pesquisando sobre Cuba e procurando passagens para lá. Até agora só tenho encontrado passagens a mais de 3 mil reais. Por que é tão caro? Um voo para o México sai por pouco mais de mil. Como achar os melhores preços? Como você fez? Obrigada!

    ResponderExcluir