Home » , , » Cuba: o dilema do dinheiro - Parte 2

Cuba: o dilema do dinheiro - Parte 2

Written By Ana Raquel on sexta-feira, janeiro 04, 2013 | sexta-feira, janeiro 04, 2013

Quando escrevi a primeira parte deste texto, tinha apenas uma ideia sobre o que encontraria em Cuba e sobre como usaria meu dinheiro por lá. Bom, está claro para mim hoje que, primeiro você deve viajar para o seu destino antes de fazer especulações -- aprendi a lição -- e também comprovei que a quantidade de informações práticas e úteis que temos à disposição sobre Cuba é muito pouca. Quando fomos para o Líbano vivemos algo bastante parecido e só descobrimos como as coisas são, de fato, indo para lá.

Começo dizendo que viajar para Cuba não é tão caro assim. Na verdade, voar para lá é caro devido à pouca procura, o que pode acontecer com qualquer destino em qualquer lugar do mundo. Faça uma cotação para a Islândia para você ver o preço. Ao pensarmos em países da América Central, é natural imaginar que a passagem será mais barata, mas não é a realidade. Em relação à hospedagem há diversas opções com valores variados, desde as casas particulares até os grandes resorts nas praias de Varadero e pelos Cayos, que serão naturalmente mais caros, como em qualquer paraíso tropical. Não saímos da nossa média de gastos com hospedagem, mas tivemos um downgrade considerável em relação à qualidade, o que é muito relativo em Cuba. 

Na ilha de Fidel descobrimos também que o turista não tem uma moeda própria ou obrigatória para uso. Pois é, como já falamos aqui várias vezes, o Peso Conversível (CUC$) é uma moeda criada pelo governo para combater a desvalorização do peso em relação às moedas estrangeiras. Bom, o problema é que o CUC$ não é usado em nenhuma transação comercial do mercado devido ao bloqueio dos Estados Unidos, portanto, nenhum banco central no mundo reconhece as moedas cubanas. O que isso significa? Que o turista fica à mercê do câmbio estabelecido pelas Cadecas, casas de câmbio cubanas que ditam  diariamente o valor da troca -- geralmente com base na cotação do Euro. Na prática vimos que é lenda o cubano não poder utilizar CUC$ ou o turista não poder comprar com a Moeda Nacional (MN$), usada pelos locais a maior parte do tempo. Sim, eles podem usar o CUC$ e até mesmo a entrada de algumas baladas são em CUC$ e elas estão lotadas de cubanos. O problema é que uma porcentagem muito pequena da população tem acesso a ele devido ao seu valor.

Nos bairros mais afastados de La Habana Vieja é mais comum usar o peso nacional e você vai ver como a diferença de preço é gritante. Se você não tiver MN$, não se preocupe. Faça as contas, pague em CUC$, mas esteja ciente de que receberá o troco em MN$. Onde estão as diferenças então? Basicamente no preço das coisas e no bom humor do cubano que poderá te cobrar mais ou menos por ser gringo. E é aí é onde nascem as lendas. Veja: tudo tem um preço razoavelmente padrão em uma cidade turística, como o artesanato, a água, o cigarro e o táxi. Acontece que alguns serviços em Cuba são utilizados quase que exclusivamente por cubanos, como os almendrónes, aqueles carros antigos pelos quais se paga MN$ 10 a corrida. Aqui contamos da noite que estávamos com a Míriam em um carro desses e ela nos proibiu de conversar, pois o motorista poderia nos cobrar mais devido ao horário. Vivemos algo parecido também quando pegamos um cocotáxi, mas o que o motorista não esperava era que fôssemos malandras e soubéssemos negociar.


Outro exemplo clássico é o da sorveteria Coppelia. É comum as pessoas voltarem dizendo que é um "absurdo" a fila que os cubanos têm que enfrentar para tomar "um mísero sorvete". O que eles não querem é pagar caro por ele, isso sim. Se eu soubesse a diferença entre os valores do mesmo sorvete em CUC$ e em MN$, certamente teria ficado na fila, porque paguei CUC$ 3,20 no trailer e lá dentro era MN$ 3, ou seja, CUC$ 0,12. :( A verdade é que quando viajamos podemos passar por isso em qualquer lugar. Aposto que você já viu algum artesão na Bahia cobrar de um gringo um preço absurdo por um berimbau, não? ;)

 Sorveteria que divide opiniões sobre o uso do dinheiro pelos turistas
Não posso deixar de comentar que os cubanos não perderão uma oportunidade para pedir dinheiro por fotos, mesmo que eles estejam na rua, sentados no meio da praça, fantasiados de qualquer coisa. Só que os artistas na Hollywood Boulevard, em Los Angeles, ou em Montmartre, em Paris, também não. A saída é pagar uma graninha ou tirar a foto escondido, mas sempre há o risco de escutar umas palavras pouco gentis. hahahaha


Algumas vezes é provável que você se sinta mal por não dar dinheiro, porque eles são deveras insistentes, mas você não é obrigado a dar dinheiro para ninguém. Fique com a consciência tranquila, porque não é seu papel alimentar o mundo todo e isso a gente só aprende na prática, infelizmente.

Quem pediu para tirar a foto, neste caso, foram eles ;)
Quer ajudar os cubanos? Leve um sabonete, um pacote de balas ou um chaveirinho do Brasil. Deixe um sabonete para a sua camareira ou algumas moedas de CUC$. Isso é passe livre para mais toalhas ou um rolo de papel higiênico extra. ;) Dê para quem você quiser e não fique triste se acabar. Muitos, vários, centenas de cubanos passarão por você e pedirão regalitos, caramelos, jabón ou bolígrafos (canetas). E por que não pagar um lanche e um refresco para um menino que te acompanha na rua? É barato e faz bem.

Meninos para quem pagamos alguns lanches. Detalhe: eles não pediram nada.
Nos surpreendemos quando descobrimos que poderíamos usar o cartão de crédito em alguns lugares. Em locais mais turísticos e populares como o La Bodeguita del Medio e o La Floridita, você pode pagar com o cartão de crédito ou débito. 

Se esbalde nos mojitos e pague com cartão de crédito no La Bodeguita del Medio
Outra vantagem de uso do seu cartão é poder sacar dinheiro nos caixas eletrônicos do Banco Nacional de Cuba ou em algumas Cadecas. As taxas debitadas são as mesmas, de IOF e câmbio do dólar. Dê preferência para estes dois, porque nos hotéis e casas particulares eles costumam cobrar muito caro pelo CUC$. 

Caixa eletrônico de uma Cadeca, na Calle Obispo
Escutamos algumas vezes antes de viajar que os caixas eletrônicos engoliam os cartões. Bom, não sabemos se isso é verdade, porque não tivemos problemas e não precisamos sacar dinheiro à noite -- período mais comum para os problemas relatados --, então, garanta seus trocados durante o dia para não ter dor de cabeça.

Ir à Cuba foi ótimo para derrubar várias ideias pré-concebidas sobre a relação de um povo com o seu dinheiro, bem como a relação deles com o dinheiro do turista. No fim das contas, acabamos sendo gringos em todos os lugares fora do Brasil. A diferença está em quão interessados estaremos em entender como, de fato, os sistemas funcionam e como podemos não tirar proveito deles, mas sim, nos adaptar a eles para vivermos uma experiência mais rica!

Espero que este post tenha ajudado você! :)

Até mais!

SHARE

Sobre Ana Raquel

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

16 comentários :

  1. Um caixa na Paseo Martí engoliu o cartão do meu namorado, era noite. Esperamos na frente desesperados sem saber o que fazer (era nosso único meio de conseguir dinheiro) e aí em dois minutos e algumas batidas no caixa (jeitinho brasileiro), ele cuspiu de volta! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura, Ju? Olha só, então é verdade que isso acontece mesmo! Obrigada por compartilhar a história com a gente. Ainda bem que ficou tudo bem no final. hahahaha Beijo!

      Excluir
  2. Foi fácil encontrar os caixas para saque de dinheiro? Você usou cartão de qual bandeira, desculpe a pergunta. Passarei 4 meses estudando por lá e certeza que não consigo levar toda a quantia necessária. Estou bastante preocupada em como conseguir dinheiro!!

    ResponderExcluir
  3. Que felicidade ver a foto de um ATM kkk. Passarei 4 meses estudando em Cuba e estou realmente preocupada como farei para sacar o dinheiro. Não conseguirei levar todo o necessário para o período. Sabe me informar em quais locais você viu caixas. Vc sacou usando qual cartão, me desculpe a pergunta. Visa e Master funcionam?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika

      Não tem crise. Como disse no texto, as agências do Banco Nacional de Cuba e boa parte das Cadecas têm caixa eletrônico. Eu só usei Visa, não tenho certeza se Master funciona, mesmo porque na tela que tirei a foto e está no post, você pode ver só a bandeira da Visa. Tem uma Cadeca com caixa eletrônico na Obispo.

      Boa sorte.
      Abs

      Excluir
    2. Olá Ana, este certificado de vacina da febre amarela é realmente necessário levar !? Viajo em semanas! Abs Antonio

      Excluir
    3. Antonio
      Desculpe não ter respondido antes. Retomamos o blog recentemente, mas espero que tenha saído tudo bem na sua viagem. Se rolou algo diferente, compartilhe com a gente. Novas histórias sempre são bem vindas!
      Abraços

      Excluir
  4. Oi Ana, estou querendo ir com o meu marido agora no inicio de maio. Confesso, que estou um pouco apreensiva com tantas histórias. Que sorte que encontrei o blog de vcs!
    Me tira uma dúvida, vcs pegaram um guia para andar pela cidade de Havana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia,

      Nos conte se deu tudo certo na viagem e se viu algo de novo por lá!

      Beijo!
      ana

      Excluir
  5. Amei o blog! Estou indo pra Cuba (tradicional Havana + Varadero) em 5 dias e já devorei os posts de vcs váááárias vezes durante o planejamento e agora na reta final a questão "quanto levar" me trouxe de volta! Mais uma vez me ajudou bastante! Quando voltar conto se pintou algo novo por la! rs.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!
      Tudo bem?

      Se tiver novidades bacanas sobre Cuba, conte pra gente! Espero que a viagem tenha sido um sucesso!

      Beijo!
      Ana

      Excluir
  6. Olá Ana. Estou com uma viagem programada para Cuba em janeiro do próximo ano, para participar de um simpósio em Santiago de Cuba. Tenho mesmo encontrado dificuldade em achar informações sobre dinheiro, transporte e hospedagem. Os textos de vcs são os mais completos que encontrei. Teria algum outro contato que eu pudesse tirar algumas dúvidas?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana!

      Que bom saber que os textos têm ajudado. Na verdade, acho que não deve ter acontecido muita coisa desde que fomos pra lá, caso contrário, até teríamos perguntas relacionadas.

      Pode ser que você encontre alguma atualização no Viaje na Viagem, já que eles publicaram todo o nosso roteiro por lá. Nos comentários sempre tem algo que a turma acrescenta!

      O que eu acho interessante procurar saber com quem vai te levar, é saber como ficou a cidade depois do furacão que passou por lá, como contamos. Como as coisas demoram a acontecer em Cuba, é interessante perguntar se precisa ficar atenta a algo, quem sabe?

      Depois nos conte como foi!
      Boa viagem!
      Beijo
      Ana

      Excluir