Home » , , , » As praias de Floripa - Parte 3 (Norte)

As praias de Floripa - Parte 3 (Norte)

Written By SINTRIP on segunda-feira, agosto 04, 2014 | segunda-feira, agosto 04, 2014

Já falei sobre as praias do Leste e do Sul da Ilha de Santa Catarina. Hoje, falo das praias de Florianópolis que mais frequento, não por serem as mais maravilhosas, mas por serem mais perto de onde eu costumo me hospedar: as praias do Norte.

A primeira que destaco é a praia dos Ingleses, uma das preferidas dos turistas, a 36 Km do Centro. É o segundo balneário com maior concentração de argentinos, perdendo apenas para Canasvieiras que eu, particularmente, não curto. Essas praias me lembram as praias do litoral Sul de São Paulo por estarem sempre cheias de gente -- já contei que não gosto de disputar espaço na areia. É em Canasvieiras que está o consulado argentino e é de lá também que saem vários passeios de escuna, que os turistas adoram. No inverno, essas praias ficam mais vazias e pode-se ver o trabalho dos pescadores em busca da tainha. Com quase 5 km de extensão, a faixa de areia dos Ingleses é estreita e o mar aberto tem média ondulação, com temperatura de aproximadamente 22ºC. Ótima para banho, certo? A infraestrutura dos Ingleses também merece destaque: há muitas opções de hospedagem, alimentação e compras por ali.

Cuidado pra não passar do ponto como eu fiz nos Ingleses
As dunas que separam a praia dos Ingleses da praia do Santinho (40 Km do Centro) são outro atrativo natural imperdível. Lá, como na Joaquina, também se pratica o sandboard, mas quem quiser fazer um passeio diferente pode atravessar andando os pouco mais de 4 km de dunas. Só não pode esquecer de levar garrafa de água para se hidratar. ;)

Praia do Santinho
O grande público do Santinho é formado por surfistas, que consideram a praia a melhor do Norte para surfar. É nessa praia que está o luxuoso resort Costão do Santinho, eleito seis vezes consecutivas, pela revista Viagem e Turismo, o mais belo resort de praia do Brasil. Ele possui uma praia particular e é rodeado pela Mata Atlântica. ;)

E por falar em luxo, é na praia do Jurerê que os mais exigentes costumam ficar. A 23 Km do Centro, o bairro é dividido em dois: Jurerê Internacional, no canto esquerdo, onde está o loteamento residencial, cheio de mansões, com supermercados, bares, shopping, restaurantes chiquérrimos e estacionamentos para quem pretende passar o dia na praia; e Jurerê Tradicional, do lado direito, onde está o iate clube de Santa Catarina e os moradores mais antigos do bairro. O mar verdinho, de ondas calmas é um dos favoritos das modelos que curtem pegar um bronzeado tomando bons drinks.

Jurerê Internacional
Jurerê Internacional
Praia de Jurerê
Sambaqui, a 17 Km do Centro, é uma das minhas favoritas, não para tomar sol, porque como o próprio nome já diz (em origem indígena significa depósitos de areia, conchas, cascas de ostras etc) as conchinhas do chão não permitem que estiquemos a canga. O visual é um dos grandes atributos de Sambaqui que, além de ser típica do século XIX, tem uma vista panorâmica da Baía Norte e do Continente. Mas eu gosto mesmo de Sambaqui por causa dos bares que se instalaram ali (exatamente por causa da linda vista). Delícia é tomar uma caipirinha de pitanga num fim de tarde, apreciando a calmaria das águas.

A Ana e eu na praia de Sambaqui
Não há pousadas nem hotéis em Sambaqui, mas ali do lado, em Santo Antônio de Lisboa, há várias opções. Aliás, que linda que é Santo Antônio! A 13 Km do Centro, foi uma das primeiras comunidades fundadas pelos imigrantes açorianos que chegaram à Santa Catarina, na metade do século XVIII. As belas construções típicas e arquitetura tradicional permanecem por lá. A pesca artesanal é o principal atrativo de Santo Antônio de Lisboa (e de Sambaqui também) e chama milhares de turistas e apreciadores da boa comida. Por ali há a Rota Gastronômica e, se você não é alérgico a frutos do mar, o melhor conselho que eu posso te dar é: coma bem em Florianópolis!

Santo Antonio de Lisboa
Santo Antonio de Lisboa
O cultivo de mariscos e ostras abastece os vários restaurantes por ali, que criam cardápios incríveis com frutos do mar. Hmm... já lembrei do espaguete de camarão com shimeji e das ostras ao bafo que comi outro dia... Além da boa comida, em Santo Antônio de Lisboa, você encontrará casas de artesanato típicos da colonização açoriana como rendas e cerâmicas. Vale fazer uma viagem até lá!


Hmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!


Veja também:

Beijos,

SHARE

Sobre SINTRIP

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário