Home » , , , » Caminho de Santiago: Preparação física - Parte 1

Caminho de Santiago: Preparação física - Parte 1

Written By Luciana Sabbag on quarta-feira, janeiro 21, 2015 | quarta-feira, janeiro 21, 2015

"Mas como você vai fazer este percurso sendo tão sedentária?"

Ouvi essa frase de algumas pessoas assim que eu decidi fazer o Caminho de Santiago. Sou sedentária e fumante - o que é ainda pior. Mas eu sei que não é preciso ser atleta ou rato de academia para se tornar um peregrino, não.

Muitas pessoas dizem que três meses de treinamento são suficientes. Eu decidi começar um pouco antes, afinal, quanto mais eu estiver preparada, mais eu poderei desfrutar do que o Caminho tem a me oferecer. E sou sedentária mesmo. Minha única atividade física é a dança que, sabemos, não prepara físico nenhum para grandes esforços (a não ser que eu seja uma bailarina profissional, que treine 5 ou 6 horas por dia, né?). 

Primeiro passo - as roupas

Não adianta sair correndo por aí com um short, um top, um par de tênis e nada mais. Antes de começar a preparação, já compre sua bota de trekking/hiking (a minha é a Bota Timberland Pathrock Mid Gtx), sua mochila e saia para treinar como se já estivesse percorrendo o Caminho. A diferença entre andar sem carregar nada e andar com uma mochila nas costas é enorme. 


A mochila deve ter até 10% do seu peso (a vantagem de estar gordinha é que posso levar 6,5 kg nas costas. Hahaha! - mentira, não tem vantagem), por isso, procure já simular o que você vai levar ou, pelo menos, o peso do que vai levar. Em breve publicarei um texto específico sobre o que é preciso levar para o Caminho de Santiago.
Treinar com as botas é fundamental, para que você as amacie e evite tantas bolhas e dores nos pés durante o Caminho. Afinal, sapato novo e caminhada não costumam combinar muito, né?
Por isso, minha dica principal aqui é: adquira tudo o que você vai usar assim que decidir fazer esta viagem.


Obs.: As minhas roupas e sapatos eu adquiri no Meggashop que tem preços bem mais em conta que todas as lojas que pesquisei.

Segundo passo - vá com calma

Nem tente começar a preparação caminhando por 20 Km logo de cara. Assim você ficará completamente desgastado e não conseguirá treinar diariamente - além do mais, quem é que tem tempo de caminhar 20 Km por dia? O ideal é realizar um treinamento leve, com caminhadas curtas (de 40 minutos a 1 hora) todos os dias da semana. Aos sábados e domingos, tente aumentar a distância das caminhadas. 
Não precisa correr: você não vai correr no Caminho de Santiago, ao contrário, andará devagar até para apreciar as belezas do Caminho. E lá não existe competição. Então, treine caminhadas, não corridas. A velocidade média da peregrinação é de 4 Km/h.


Com o tempo, procure aumentar progressivamente a distância dos seus treinos. Quando estiver mais próximo do embarque, procure caminhar diariamente a distância média dos trechos do Caminho de Santiago, que têm de 20 a 30 Km. 

Terceiro passo - treine pra valer

Andar pelas ruas planas e asfaltadas da cidade não nos treinam para a realidade do Caminho. Se puder, faça pequenas viagens para o interior, aos finais de semana, e realize algumas trilhas montanhosas, carregando todo o seu equipamento. Assim, o corpo se acostumará melhor com as subidas e descidas típicas de lá. Além do mais, a distância fica "maior" quando o terreno é complicado. 
A Associação dos Confrades e Amigos do Caminho de Santiago (ACACS-SP) realiza diversas caminhadas preparatórias ao longo do ano. São viagens de um dia a cidades como Guararema, Campos do Jordão, Arujá etc. Você paga uma taxa de inscrição e tem direito a seguro, alimentação e transporte. A taxa não é baratinha, não, mas vale a pena.

No próximo post sobre a preparação para o Caminho de Santiago, eu falarei de como estou preparando minha mente para esta viagem - que é tão importante quanto preparar o físico.

Beijo!



SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

5 comentários :

  1. Lu! Estou contigo em pensamento pq olha, ainda não tô em um nível metal e espiritual tão bom pra enfrentar isso aí. Mas tô animada por vc minha querida. Sucesso. Beijo.

    Julia - Blog Frescurinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nha, Juju, sua linda! Muito obrigada pelo apoio, viu?!
      Tô cheia de medro, claro... Mas ainda tenho tempo pra me preparar. :D
      Te adoro! Beijo!

      Excluir
  2. Um amigo meu fez o Caminho de Santiago e disse que foi a experiência mais gratificante da vida dele, e olha que nem religioso ele é, hahahaha!
    Ele fez o caminho todo sem preparação física nenhuma e deu tudo certo, Lu. Então vai sem medo que vai dar tudo certo com você também!
    Vou ficar torcendo e rezando aqui por você! <3

    Beijokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manu lindaaaaa! Obrigada! <3
      E depois, em 2016, vamos peregrinar direito na JMJ, hein?! hahahah
      Beijoooo <3

      Excluir
  3. Muito bom tem post! Também estou me preparando para o Caminho e pretendo fazer ainda em 2015, preciso acertar umas finanças mas a preparação e o equipamentos já estão à todo o vapor!
    Boa sorte e bom Caminho.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir