Home » , » Santiago (Chile): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Santiago (Chile): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Written By Luciana Sabbag on terça-feira, fevereiro 10, 2015 | terça-feira, fevereiro 10, 2015

A capital e maior cidade do Chile, Santiago, está localizada no vale central chileno, cercada por duas cadeias de montanhas: a Cordilheira dos Andes e a Cordilheira de La Costa, que emolduram a metrópole. Com fama de ser uma das melhores capitais da América do Sul para se viver, Santiago esteve no topo da lista de lugares para visitar do The New York Times, no ano passado. Portanto, se pretende viajar para o Chile, reserve ao menos três dias para explorar as ruas de Santiago.

Uma das vantagens da cidade é que as atrações são todas acessíveis a pé ou de metrô. Mas para chegar até lá, vindo do Aeroporto, se você não estiver de carro alugado, há três opções: ir de ônibus, que leva 45 minutos até o centro (na esquina das Calles Moneda e San Martin) e custa em torno de 1700 pesos chilenos; de van ou serviço privado de transfer (15 mil a 18 mil pesos em carros particulares, 5 mil a 6 mil pesos em carros compartilhados); ou de taxi, que sai de 30 a 40 dólares. Só preste atenção aos horários dos ônibus, que saem de meia em meia hora, das 5h30 à meia-noite.

Para começar o tour por Santiago, pegue o metrô Universidad de Chile em direção ao Palácio Presidencial de La Moneda, que tem pátios abertos ao público. No fundo do palácio há um subterrâneo com o Espacio Cultural, um lugar com sala de cine-arte, livraria, café e um museu de brinquedos. :D


Por trás da bela arquitetura neoclássica do Palácio de La Moneda, há lembranças de fatos históricos do Chile, como da morte de Salvador Allende, em 1973, e do bombardeio militar durante o golpe de 11 de setembro do mesmo ano. A melhor hora para visita-lo é 10h da manhã, já que dia sim – dia não, ocorre a troca dos guardas na Plaza de la Constitución, em frente à porta principal do palácio. A algumas quadras do palácio está a Plaza de Armas, onde ficam a Catedral Metropolitana, o prédio da Municipalidad de Santiago, o Mercado Municipal e a Estação Mapocho. Na Plaza de Armas há um posto de informações turísticas, caso você precise. Quem gosta de história política, vai adorar o Museo de la Memória y los Derechos Humanos,que abriga exposições e documentários sobre o tema, e funciona das 10h às 20h. Santiago tem museu até para quem gosta da história da moda. O Museo de La Moda é atração é perfeita para os mais antenados no assunto e concentra mais de 10 mil peças de diferentes épocas e estilistas. Para se ter ideia, um dos únicos vestidos (do mundo!) que Yves Saint Laurent criou inspirado num quadro de Mondrian está nesse acervo. O outro pertence ao museu Victoria and Albert, em Londres.

Saindo do centro histórico, não deixe de visitar o bairro de Bellavista, que possui os melhores restaurantes da cidade e aproveite para conhecer a La Chascona (Fernando Márquez de la Plata 192), a terceira casa do escritor Pablo Neruda. O local abriga fotos, anotações e até o Nobel de Literatura que ele recebeu em 1971. O lugar é cheio de passagens secretas por onde Neruda gostava de surpreender seus convidados. Se quiser apreciar uma vista incrível, não precisa escalar as Cordilheiras dos Andes, não. Do Cerro Santa Lucia (Avenida Bernardo O’higgins, 499) dá para ver Santiago lá de cima, com uma vista panorâmica. Mas não se assuste: para chegar às colinas, é preciso subir quase 300 degraus! Mas compensa, viu? O Cerro Santa Lucia funciona diariamente, das 9h às 19h e a entrada é gratuita. Outro lugar que oferece vistas incríveis é o Cerro San Cristóbal, que fica dentro do Parque Metropolitano de Santiago. Lá, você vai ver a enorme estátua da Virgem da Imaculada Conceição (14 metros de altura), de onde dá pra ver a cidade inteira, como no Corcovado, no Rio de Janeiro.

O comércio chileno segue os padrões daqui do Brasil: funciona de segunda a sábado, e os shoppings abrem de domingo a domingo.

Aproveite a cidade percorrendo suas ruas, sempre limpas, calmamente. E não se assuste caso sinta algum tremor no chão. Os terremotos são comuns na capital chilena, mas os epicentros ficam afastados. É importante que você esteja preparado psicologicamente para caso isso aconteça, mas saiba, de antemão, que eles não costumam causar nenhum estrago na cidade, que é super moderna. 

Beijos,

SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário