Home » , » Petra (Jordânia): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Petra (Jordânia): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Written By Luciana Sabbag on segunda-feira, março 02, 2015 | segunda-feira, março 02, 2015

Petra é uma importante região arqueológica da Jordânia, um país do Oriente Médio, que faz fronteira com a Síria (norte), Iraque (leste), Arábia Saudita (sul) e com o Golfo de Aqaba, Israel e com o território palestino da Cisjordânia (oeste). As ruínas que conseguiram sobreviver ao tempo são de uma beleza impressionante. Por mais que você nunca tenha visitado a Jordânia, já deve conhecer este monumento do filme Indianas Jones, certo? Foi lá que gravaram as cenas de Indiana Jones e a Última Cruzada, além de servir de cenário para algumas cenas de Transformers 2.

Petra (Jordânia): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Petra está situada entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba, perto do Monte Hor e do Deserto de Zin. A cidade começou a ser habitada por volta de 1200 a. C. e foi, durante muito tempo, importante rota comercial entre a Península Arábica e Damasco, na Síria. No ano de 312 a. C., a região foi colonizada pelos Nabateus que, com influência greco-romana e oriental, deixaram sua marca na arquitetura esculpida em rocha. Foram os nabateus que deram o nome de Petra ao enclave e nomearam a cidade como sua capital. Por volta de 63 a.C., o general romano Pompeu anexou Petra ao Império Romano. Petra passou dos romanos aos bizantinos em 395, quando Constantino fundou o império com capital em Constantinopla, que hoje é Istambul.

Petra prosperava até que um terremoto destruiu quase metade da cidade. muitos dos edifícios foram derrubados e reutilizados para a construção de novos outros. Mas, no ano de 551, um segundo terremoto, bem mais forte que o anterior, destruiu quase a cidade inteira. Dessa vez, Petra não conseguiu se recuperar da catástrofe.

Petra (Jordânia): o que você precisa saber antes de viajar para lá

As ruínas que restaram em Petra foram redescobertas pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt em 1812 e o local tornou-se objeto de curiosidade de visitantes e arqueólogos. Em 1985 Petra foi reconhecida, pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade.

As ruínas de Petra formam uma área enorme e, por isso, são necessários pelo menos dois dias para conhecê-las -- até porque é preciso ter um bom preparo físico para as caminhadas em meio às rochas, desfiladeiros e paredões que permeiam caminhos estreitos.

A entrada custa em torno de 75 dólares para um dia de visita, caso você durma pelo menos uma noite na cidade. Quem faz bate e volta acaba pagando um pouco a mais pelo ingresso. Há bilhetes para um, dois ou três dias e a regra é a mesma de sempre: quanto mais dias você comprar, menos você vai pagar por cada um.

Lá, você fará uma primeira parada à frente do Al Khazneh, o Templo do Tesouro. Cheio de turistas, o local abriga a construção mais famosa de Petra que, até hoje, tem sua finalidade desconhecida. Dizem que ladrões haviam escondidos suas riquezas em uma urna no topo da construção e daí o nome do lugar.

Outro local importante nas ruínas é o El Deir, o Monastério. O acesso a ele é meio complicadinho, pois a caminhada demora uns 30 minutos, por uma longa escada de pedras, em um chão de areia. Muito cuidado para não escorregar, hein? Se preferir, pode alugar um burro dos beduínos.

Quando já tiver conhecido o Monastério, faça uma breve escalada até o vale de Wadi Musa. Os beduínos afirmam que, de lá, dá pra ver até a Arábia Saudita se o dia estiver limpo.

Outro passeio bastante famoso por lá é o “Petra by Night”, uma das atrações mais impressionantes da cidade. Durante à noite, são posicionadas quase duas mil velas por todo o desfiladeiro, iluminando apenas o caminho que leva ao Templo do Tesouro e o próprio monumento. Lá, acontecem apresentações de música típica e os visitantes são recepcionados com chá quente. O evento acontece às segundas, quartas e quintas a partir das 20h30.

Petra (Jordânia): o que você precisa saber antes de viajar para lá
Petra by Night
Você pode chegar à Petra vindo de Amã, a capital da Jordânia, por taxi ou, se preferir, de carro alugado. Veja aqui na Expedia, ofertas de passagens para a Jordânia, hospedagem e aluguel de carro.
Se quiser, você pode chegar à Petra vindo de Israel. Para sair do país, é preciso pagar uma taxa de 12 euros e pegar um táxi na fronteira. De lá até Petra, você gastará uns 75 euros para uma viagem de cerca de 200km.

De qualquer forma, para entrar na Jordânia, é preciso ter o visto. Mas este você consegue na hora do desembarque, no Aeroporto Internacional de Amã, pagando uma taxa de 20JD (dinar), o equivalente a mais ou menos 30 dólares. Se não pretende chegar pela capital do país, verifique qual é o procedimento de entrada pelo site Visit Jordan.

Por fim, minha dica é: programe-se para visitar a cidade na primavera e no outono porque as estações do ano são bem definidas por lá, ou seja, inverno brusco e verão sufocante. Além disso, no inverno, há muita chuva, o que pode dificultar seu passeio por Petra.

Beijos,

SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário