Home » , , , » Caminho de Santiago: Preparação espiritual

Caminho de Santiago: Preparação espiritual

Written By Luciana Sabbag on terça-feira, maio 26, 2015 | terça-feira, maio 26, 2015

As pessoas que decidem fazer o Caminho de Santiago o fazem por vários motivos. Algumas vão para simplesmente caminhar, pelo contato com a natureza, pela experiência, pela importância histórica e cultural do Caminho etc. Outras o fazem por razões de reflexão interior, de busca por um sentido na vida, pela meditação, pela "áurea zen" ou "mágica" que dizem que o Caminho tem. Outras ainda o fazem pelo sentido cristão do Caminho e a reflexão sobre a fé que ele proporciona.

Caminho de Santiago: Preparação espiritual

Como já contei mil vezes aqui, sou católica, e o Caminho, para mim, tem um sentido 100% religioso. Será uma oportunidade de fortalecer a minha fé e de, de repente, descobrir minha verdadeira vocação. Sei também que uma peregrinação religiosa como esta pode me fazer alcançar alguma graça e ainda me dará indulgência (meus pecados serão perdoados). Entenda porque nós, católicos, fazemos este caminho em: Santiago de Compostela: por que peregrinamos?

Quando eu recebi "o chamado" para fazer o Caminho de Santiago, fui logo conversar com o padre da minha paróquia para saber como deve ser a preparação espiritual para que eu aproveite esta peregrinação ao máximo. É muito importante conversar com o seu pároco, expondo suas intenções e pedindo conselhos. Cheguei até a chorar pra ele dia desses porque estava com vontade de cancelar a viagem, por puro medo. (Se bem que eu chorar para os padres não é nenhuma novidade. Hahaha).

Ele me deu alguns conselhos pessoais e falou de duas coisas que são imprescindíveis para a peregrinação religiosa: a confissão pré-peregrinação e o acompanhamento da minha evolução na fé durante o caminho. 

Antes do Caminho


Por que se confessar? Para se reconciliar com Deus e com os outros. A confissão é um sacramento e é fundamental para o católico. Saiba porque devemos nos confessar ao sacerdote neste post do blog O Catequista. Não precisa ter vergonha (o padre está preparado pra ouvir qualquer coisa, tá?). 
"Pedir perdão a Deus 'escondido' é muito fácil; mas declarar as faltas a outra pessoa é agulhada na nossa prepotência. O confessionário é uma escola de humildade!" (O Catequista)
Essa confissão antes da peregrinação deve ser, nas palavras do padre, "uma boa confissão". Por isso, na semana passada, pouco antes de partir para a Espanha, lá fui eu confessar os meus pecados. Falei tudo, tudo, tudo - até coisas que eu achava que não eram assim um pecaaaado, afinal, essa deveria ser a maior confissão da minha vida.  Agora já estou pronta para o Caminho. 

Caminho de Santiago: Preparação espiritual

Sou uma pessoa muito medrosa, como você já deve saber, mas descobri uma oração para rezar quando estamos com medo. Sempre que lembro que a viagem está próxima e que precisarei entrar no avião, rezo esta oração. E vou levá-la comigo.
Senhor,
quero viver sem medos.
Com uma santa indiferença, que hoje ainda não tenho.
Quero crescer e ser mais teu, Jesus,
mas não sei bem como me desprender dos meus medos.
Por isso, eu te entrego cada um deles hoje (recordar seus principais medos).
Abraça-me, Jesus, para que meu medo vá embora.
Acompanha-me, Senhor, para que eu saiba ser corajoso.
Ajuda-me a ter coragem, a ser um santo que abraça com amor
a cruz de cada dia.
Eu te peço, Jesus, que me libertes das minhas correntes.
Torna-me mais teu.
Ensina-me a amar como Tu amas.
Amém.

Durante o Caminho


Se sua peregrinação for uma promessa (a minha não é), tenha em mente que Deus não quer mais do que cada um pode dar. Então vá tranquilo e com calma nos seus esforços. 
“Quando buscamos a Deus, é porque Ele já nos buscou primeiro. O fato de sentir sua ausência, a necessidade de encontrar-nos com Ele, o desejo de fazer Exercícios Espirituais, nos está revelando que nos falta algo fundamental. Esta é uma das muitas maneiras como Deus nos busca. O Espírito de Deus abre nossa existência para o Absoluto desde o centro mesmo de nossa pessoa limitada. ‘Deus nos faz falta’.” [EE.EE]
Caminho de Santiago: Preparação espiritual

Durante a peregrinação, o padre me aconselhou a levar um caderninho, onde devo escrever o que eu senti (não no corpo, mas no meu interior), todos os dias. Se surgirem dúvidas, ideias, conclusões, eu devo escrever tudo. Disse que vou me surpreender. :)

Na Bília há um Salmo perfeito para os peregrinos, que será de muita ajuda nas horas difíceis do Caminho. É o Salmo 121. Veja:
1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. 3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. 4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. 5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra, tua mão direita. 6 De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. 7 O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. 8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.
Por fim, se você entende espanhol (se não entende, trate de estudar um pouquinho antes de ir para a Espanha!), a Arquidiocese de Santiago de Compostela criou um guia para peregrinar à  tumba do Apóstolo São Tiago. E o guia está em espanhol. Você pode fazer o download aqui, em doc ou pdf. 

O Caminho, por si só, já nos convida à interiorização, ao encontro consigo mesmo, com os demais e com os chamados de Deus, que convidam a descobrir que é possível, através da peregrinação, surgir as perguntas importantes que levamos ao nosso interior e encontrar o verdadeiro sentido da vida. Procure se desapegar das coisas materiais - há maravilhas muito maiores que elas no mundo. 

"Peregrino, deja lo que puedas; toma lo que necessites"


Caminho de Santiago: Preparação espiritual

É isso. E, por favor, não se esqueça de dar graças a Deus. Agradeça a todo momento, em cada etapa, em cada conquista, em cada desafio.

Veja também:
- Caminho de Santiago: Preparação psicológica
- Caminho de Santiago: Preparação física

Beijos!


SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário