#SinTrip

Dia 11: A Coruña (Espanha) - Livin' La Vida Loca

sábado, julho 25, 2015

Como contei no último post, não conseguimos passagem de Santiago de Compostela para Madri. Então, aproveitei que estávamos na estação de trem, liguei para a minha amiga Dani, que mora em A Coruña, e perguntei se poderíamos passar a noite na casa dela até conseguirmos voltar para a capital espanhola, no dia seguinte.

A Coruña é a capital da província de mesmo nome, que faz parte da comunidade autônoma da Galícia. É uma cidade grande, de 250.000 habitantes, e historicamente muito importante para a Espanha, principalmente por causa de seu porto, de onde saíram grandes expedições.

A Coruña fica a apenas meia hora de trem de Santiago de Compostela e, já que estávamos tão perto, por que não aproveitar para conhecer a cidade e visitar minha amiga? A passagem custou 7 euros e o trem para este destino sai de meia em meia hora.


Quando chegamos à estação de trem da cidade, a Dani explicou que ônibus deveríamos tomar e onde precisávamos descer. Foi super fácil.


A passagem de ônibus custou 1,30 euros e a viagem demorou uns 20 minutos. Quando chegamos ao nosso destino, descemos e fomos procurar a casa da Dani. A numeração das ruas é igual à das ruas de Madri (um lado é crescente e o outro, decrescente) -- não nos acostumamos a isso tão fácil.

Subimos ao apartamento da Dani e fomos super bem recebidas por ela e seus gatinhos. Ficamos batendo papo até que decidimos sair para tomar uma cervejinha. Fomos caminhando pelo Centro, nos encontramos com a Ángela e passamos pela Plaza María Pita, o principal ponto da cidade.


Nesta praça fica o edifício do concello (a prefeitura) e o monumento em homenagem à María Pita, figura muito conhecida na História Espanhola por seu grande feito em 1583. Na época, A Coruña estava cercada pelos ingleses e María Pita conseguiu derrotar o soldado que carregava a bandeira da Inglaterra. Ela, com a bandeira em mãos, motivou a população, que já estava super entregue ao domínio inglês, a lutar pela Coruña e vencer as tropas inglesas.

Dia 11: A Coruña (Espanha) - Livin' La Vida Loca
Dia 11: A Coruña (Espanha) - Livin' La Vida Loca

Fomos ao bar/restaurante La Montanera (Calle de La Fama, 1), ali no Centro mesmo, para tomar uma cervejinha e acabamos tomando duas, três... 


Afinal, uma caña em A Coruña não significa bem um copinho. Aquilo é praticamente um balde de cerveja!

Dia 11: A Coruña (Espanha) - Livin' La Vida Loca

Então, decidimos passar no supermercado para comprar os ingredientes do nosso jantar.

Dia 11: A Coruña (Espanha) - Livin' La Vida Loca

Mas, antes de voltarmos pra casa, como eu não poderia passar por uma cidade de praia sem molhar os pés no mar, fiz a Dani nos levar até a areia só pra cumprir a tradição.


Apesar da areia dura, a praia é maravilhosa. E aquele pôr-do-sol das 22h estava lindo de morrer. <3

Dia 11: A Coruña (Espanha) - Livin' La Vida Loca
Dia 11: A Coruña (Espanha) - Livin' La Vida Loca

Fomos, então para a casa da Dani, que preparou uma fideuá (uma variação de paella, típica do povo catalão/valenciano), para nós.


Comemos, bebemos, conversamos e rimos até às 3h da manhã. Nesse meio tempo, conseguimos comprar nossas passagens de trem de A Coruña para Madri pelo site da Renfe. Pagamos 40 euros cada uma para voltarmos à capital espanhola no dia seguinte, às 8h da manhã. Aproveitamos e reservamos nossa hospedagem na casa do Bart, pelo Airbnb. Aliás, falando em Airbnb, a Dani e a Ángela também oferecem o apartamento delas para turistas. Quem quiser se hospedar com essas queridas em A Coruña, podem fazer a reserva por aqui. O apartamento é lindo e a localização é ótima!

Nosso dia de "vida loca" foi demais! Pena que não deu para aproveitar mais A Coruña com nossas amigas, mas precisávamos mesmo voltar para Madri.

Veja todos os posts da Espanha aqui.

Beijos,

Você também poderá gostar de:

0 comentários

Receba o #SinTrip por email



Curta o #SinTrip no Facebook