Home » , , » Minha experiência com o BlaBlaCar

Minha experiência com o BlaBlaCar

Written By Luciana Sabbag on segunda-feira, novembro 02, 2015 | segunda-feira, novembro 02, 2015

O BlaBlaCar é um serviço de carona compartilhada muito comum na Europa. Diferente do Uber, em que o condutor é seu motorista particular, no BlaBlaCar, o condutor oferece um espaço livre em seu carro para alguém que está indo para o mesmo lugar que ele. O passageiro paga uma quantia pré-definida pelo condutor para dividir ou cobrir a gasolina e as outras despesas da viagem.

Minha experiência com o BlaBlaCar

Minha experiência com o BlaBlaCar
Quem me indicou o BlablaCar foi uma amiga que mora na Espanha quando lhe perguntei se era melhor viajar de trem ou de ônibus: "de carro, Luciana!", ela disse. E garantiu que eu poderia confiar nesse serviço, afinal, todo mundo lá usa.

BlaBlaCar é a maneira mais econômica de viajar de uma cidade a outra (além de ser mais ecologicamente correta) e ainda oferece a oportunidade de conhecer gente local.

Funciona assim: você coloca o seu ponto de partida e o local para onde quer ir. Então, aparecerão todas as opções de viagem, com datas, horários e preços (por lugar no carro).

Minha experiência com o BlaBlaCar

Na descrição de cada viagem há toda informação de que você precisa: idade e experiência do condutor, avaliações, modelo do carro, horário de partida e chegada, além das informações de perfil como se ele gosta de conversar, se ele gosta de ouvir música ou se é permitido fumar dentro do veículo. Assim, você escolhe o condutor que mais lhe agrada.

Minha experiência com o BlaBlaCar

Você faz a reserva pelo site, inserindo os dados de sua conta no paypal. O valor só será descontado no fim da viagem, quando você entregar ao condutor o código enviado pelo BlaBlaCar ao seu celular no ato da reserva. Só então ele terá direito ao pagamento. Quando você faz a reserva, você recebe também o número do celular do condutor (e ele, o seu) para que vocês combinem a melhor maneira de se encontrarem.

Minha experiência com o BlaBlaCar

Comigo foi assim: eu e a Cintia precisávamos ir de Madri a Piedrafita do Cebreiro. Vimos no BlaBlaCar que o Roberto, de 33 anos, dono de um BMW 1 Series, ia de Madri a Ponferrada (portanto, passaria por Piedrafita). Pagamos 25,38 euros cada uma pela carona -- uma viagem de 4 horas. Este valor é muito mais baixo que os preços das passagens de trem ou de ônibus. Além do mais, nem o trem nem o ônibus nos deixariam em Piedrafita do Cebreiro. Precisaríamos parar numa cidade grande, como Ponferrada, por exemplo, e tomar outra condução para Piedrafita.

Roberto foi absolutamente gentil: ele me ligou de manhã para combinar tudo, nos buscou na casa do meu amigo e nos deixou na porta do hotel em Piedrafita.

Minha experiência com o BlaBlaCar

A carona foi ótima -- Roberto dirige super bem, não corre, e tem um carro bom e confortável. Havia mais um passageiro no carro, o que foi muito conveniente, porque eles ficaram conversando em espanhol e nós pudemos cochilar durante as 4 horas de viagem. :D


O único pormenor de depender do BlaBlaCar é que você precisa ficar de olho nas viagens publicadas e pode ser que nem sempre encontre a data e o horário que deseja. Aconteceu isso comigo em Santiago de Compostela: queríamos voltar para Madri de carona, mas não conseguimos ninguém que saísse de Santiago na segunda-feira (só havia uma viagem marcada para terça) e, como não queríamos pagar mais um dia de hospedagem, acabamos pegando um trem para outro lugar. Mas se você se planejar, é possível ir pra qualquer lugar de carona. Dica: as pessoas publicam suas viagens alguns dias antes da partida, então não se desespere caso não encontre uma viagem com um mês de antecedência.

Eu super recomendo o BlaBlaCar e usaria novamente sem nem pensar duas vezes. Sobre a segurança de viajar com alguém que você não conhece, leia sempre as avaliações do motorista. Procure ver se ele corre, se ele é mal educado, essas coisas... Se não houver avaliação nenhuma, desconfie. E coopere com o esquema: após viajar, avalie o condutor de maneira sincera.

Minha experiência com o BlaBlaCar

Minha experiência com o BlaBlaCar

E lembre-se: na Europa, as pessoas estão acostumadas a compartilhar seus carros e suas casas (aqui no Brasil ainda temos muito receio porque não confiamos nas pessoas).

Para saber mais sobre a segurança do BlaBlaCar, acesse este link.

Veja também:
Nossa experiência com o site Booking.com
Nossa experiência com o site HostelBookers.com
Nossa experiência com o site Skoosh.com
Nossa experiência com o Submarino Viagens
SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

1 comentários :