Home » » Tratamento promete acabar com o medo de voar

Tratamento promete acabar com o medo de voar

Written By Luciana Sabbag on quarta-feira, fevereiro 21, 2018 | quarta-feira, fevereiro 21, 2018

Já contei aqui no blog sobre o meu medo de voar e já citei o meu medo de altura em vários posts (sempre que quero visitar algo muito distante do nível do mar, como foi em Harissa, quando subi no Burj Khalifa e até na Torre Eiffell, eu passo mal).

Eu já tentei diferentes técnicas que aprendi com alguns médicos e em livros sobre o tema, mas todas são paliativas e continuo me tremendo todinha, tanto na hora de embarcar como quando visito pontos turísticos altos demais. Ainda assim, não deixo que esse medo me domine e me impeça de realizar os meus sonhos. Eu vou, com falta de ar e tontura, mas vou.

Tratamento promete acabar com o medo de voar

Dia desses eu recebi um email da assessoria de uma empresa que me pareceu muito interessante. De acordo com o email, a VOE Psicologia trabalha com uma combinação de técnicas de um protocolo de um dos principais centros de estudo sobre o medo de voar. “O tratamento é de curta duração. São 10 sessões, se a pessoa quiser fazer sozinha, ou dois dias para grupos, num esquema intensivo. Combinamos dessensibilização sistemática, também muito usada no caso da acrofobia, terapia cognitivo comportamental e técnicas para o controle da ansiedade”.

Além disso, a pessoa é exposta gradualmente e com todo o cuidado à situação que lhe gera medo, no caso, voar. “É uma simulação de voo terapêutica, feita em simuladores de voo, com pilotos e outros técnicos de aviação.” Cerca de 90% dos pacientes se veem livres da fobia.

Parece bem legal! Eu gostaria muito de testar um tratamento desses. Se um dia eu tiver essa oportunidade, prometo que conto tudinho aqui no blog.

Tratamento promete acabar com o medo de voar

Dizem que metade dos passageiros já experimentou algum grau de desconforto durante uma viagem de avião. Um em cada oito, no entanto, tem pavor de viajar de avião, a chamada aerofobia.

A maioria das fobias aparece no fim da segunda infância, início da adolescência e tende a piorar com a idade. Segundo Fernanda Queiroz, psicóloga e cofundadora da VOE Psicologia, as fobias são medos intensos de coisas que, na realidade, apresentam um perigo pequeno ou nenhum perigo. “É um medo irracional.”

Não é incomum uma pessoa ter aerofobia combinada a outras fobias, como é o caso do medo de altura, ou acrofobia. “O ser humano não nasceu com asas, portanto, voar realmente é algo estranho, que literalmente nos tira do chão. Por isso, muitas pessoas acreditam que viajar por meio de transporte terrestre é mais seguro, quando na verdade não é, e as estatísticas comprovam isso”, diz Fernanda. A chance de morrer em um avião é 1 em 11 milhões. Já a probabilidade de um acidente fatal no transporte terrestre é de 1 em 5 mil.

Medo de altura e de voar podem estar relacionados

Os sinais físicos e psicológicos do medo de voar e de altura são praticamente os mesmos. “Além de ansiedade desmedida, geralmente os sintomas incluem elevação da frequência cardíaca, tremores, sudorese, dores do peito, tontura e respiração ofegante”, explica a psicóloga Paola Casalecchi.

Teste seu medo

Se você leu este texto e ele caiu como uma luva para o seu caso, que tal fazer um teste para checar se o seu medo é patológico ou normal?  Entre aqui e descubra: Teste seu medo agora mesmo!


E aí? Tem medo de voar?
Quais são as atitudes que você toma para vencer o medo?
Já fez ou pretende fazer algum tratamento? Divida comigo! :)


Veja também:

- Medo de avião: eu não nasci para voar
- Como relaxar no avião
SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário