Home » , , » Tiradentes (Minas Gerais): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Tiradentes (Minas Gerais): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Written By Luciana Sabbag on terça-feira, maio 07, 2019 | terça-feira, maio 07, 2019

Graças ao ouro descoberto por João Siqueira Afonso, em 1702, a cidade de Tiradentes começou a atrair um grande número de pessoas que, interessadas na exploração, ergueram uma capela e formaram um arraial. Na época, a cidade ficou conhecida como Arraial Velho de Santo Antônio, Vila de São José do Rio das Mortes e cidade de São José del Rei. O nome São José dado à cidade era homenagem ao então príncipe de Portugal, Dom José I.

Por causa da abundância do ouro na região, a cidade se desenvolveu e ganhou grandes obras arquitetônicas. Em 1718, a cidade ganhou o status de Vila de São José del Rei, com o desmembramento da vila de São João del Rei.

Quando foi proclamada a República, o governo precisava de um herói que representasse os novos ideais. Foi assim que Joaquim José da Silva Xavier, o famoso Tiradentes, combateu o governo monárquico e foi o mártir da Inconfidência Mineira. Assim, o nome da Vila de São José del Rei foi mudado para Tiradentes, para homenagear o herói.


Tiradentes é hoje um dos centros históricos da arte barroca mais bem preservados do Brasil e, após ter sido proclamada patrimônio histórico nacional, na metade do século XX, passou a receber milhares de turistas todos os anos.

Principais pontos turísticos


Suas casas, monumentos e igrejas foram restauradas e preservadas para não se perderem no tempo. Alguns pontos que você não pode deixar de conhecer são a Matriz de Santo Antônio, construída em 1710, considerada uma das construções barrocas mais belas do país, que possui um órgão considerado um dos quinze mais importantes do mundo; o Monumento a Tiradentes, segundo monumento a homenagear o herói, construído em 1892, no Largo das Forras; e a estrada de Ferro Oeste de Minas, que liga São João del-Rei a Tiradentes, inaugurada em 1881 com a presença do Imperador Dom Pedro II -- ali você poderá andar na tradicional Maria Fumaça, o trem puxado por locomotivas a vapor.  Os trens partem às sextas, sábados, domingos e feriados, às 10h e às 15h, de São João del-Rei, e às 13h e às 17h, de Tiradentes.

Tiradentes (Minas Gerais): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Fique na cidade por, pelo menos, 2 dias. Em sua estadia, não deixe de visitar a Prefeitura Municipal, a Antiga Cadeia Pública, a Casa da Cultura, a Capela Nossa Senhora das Mercês, que possui um altar multicolorido e pinturas em estilo rococó, assim como a Capela de São João Evangelista.

E, claro, visite as fontes termais do Balneário de Águas Santas, localizado do outro lado da Serra de São José. As águas ali, quentinhas, são radioativas e excelentes no tratamento de diversos males. Lá, você encontrará um parque com uma ótima infra estrutura, hotéis, restaurante e várias opções de lazer.

Tiradentes (Minas Gerais): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Como chegar


Para chegar em Tiradentes, de Belo Horizonte, o caminho mais prático pela BR-040 até o Trevo para Murtinho (5 quilômetros após passar por Congonhas). Você vai passar por Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada. De São João del-Rei até Tiradentes são 12 quilômetros.

Para quem sai de São Paulo melhor caminho é pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias) até a entrada para a cidade de Lavras (380 quilômetros). Basta seguir pela BR-265 até a entrada para Tiradentes (110 quilômetros).

Do Rio de Janeiro, siga pela BR-040 até Barbacena (270 quilômetros), passando por Petrópolis e Juiz de Fora. Em Barbacena pegue a BR-265 até a entrada de Tiradentes (53 quilômetros).

Para facilitar, sugiro que você pegue um voo até BH e siga, de carro alugado para Tiradentes. Assim você não perderá tanto tempo na estrada e não se cansará para fazer os passeios. Pode ir de ônibus, também, tomando um para a cidade de São João del-Rei e fazendo a baldeação por lá. As principais linhas rodoviárias que atendem São João del-Rei são a Viação Sandra - tel (32) 3371-7646; a Paraibuna - tel (32) 3371-6437; a Gardênia - tel (32) 3371-5767; a Viação São Cristóvão - tel (32) 3371-5032; a Transur - tel (32) 3371-5416 e a Viação Presidente - tel (32) 3371-5767. A maioria tem saídas diárias, mas dê uma confirmada para garantir. ;)



amarelo 728x90 728x90 1  728x90 Viaje pelo Mundo- 728x90
SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário