Home » , , » Dia 2: Foz do Iguaçu (Paraná) - Itaipu Binacional e o surpreendente passeio Itaipu Iluminada

Dia 2: Foz do Iguaçu (Paraná) - Itaipu Binacional e o surpreendente passeio Itaipu Iluminada

Written By Luciana Sabbag on segunda-feira, agosto 05, 2019 | segunda-feira, agosto 05, 2019


Na sexta-feira, 21 de junho de 2019, depois de passarmos a manhã nas Cataratas do Iguaçu e a tarde em Ciudad del Este, no Paraguai, eu e minha irmã Juliana atravessamos a Ponte da Amizade a pé, passamos um sufoquinho na fronteira (veja aqui) e finalmente conseguimos um 99 Táxi que nos levou até a Itaipu Binacional, a maior usina do mundo em geração de energia.

A Itaipu Binacional


A Itaipu é binacional porque em acordo entre o Brasil e Paraguai, em 1973, os dois países assumiram a missão de mudar o curso do Rio Paraná para produzir energias. Dez anos depois, iniciou-se a operação das turbinas que, desde então, já geraram 2,4 bilhões de megawatts-hora de energia (até novembro de 2016). Para se ter uma ideia, se essa energia pudesse ser acumulada, seria suficiente para abastecer o mundo inteiro por 40 dias, duas horas e 45 minutos.

Toda essa energia produzida garante à Itaipu Binacional o título de maior usina de hidrelétrica do mundo em geração de energia limpa e renovável. Embora a usina de Três Gargantas, da China, seja maior em infraestrutura, com capacidade instalada de geração de 22,5 mil MW de energia enquanto Itaipu tem capacidade de 14 mil MW, a Binacional segue batendo recordes.

Apenas em 2014 a chinesa superou a produção da hidrelétrica brasileira-paraguaia. Em 2015, a Itaipu retomou a liderança e, em 2016, tudo indica que deve continuar à frente. A usina vive atualmente sua melhor fase produtiva. 

O Complexo Turístico Itaipu


O Complexo Turístico Itaipu é muito mais que um atrativo turístico. Além de proporcionar experiências incríveis para quem visita a maior usina do mundo, o modelo de gestão da Itaipu contribui ativamente com o desenvolvimento da região e da atividade turística.

Os recursos obtidos com a atividade turística pagam a operação do complexo, garantindo os empregos diretos e indiretos de cerca de 250 pessoas. Parte deste recurso é destinado ao Fundo Iguaçu, que promove e divulga o turismo na região, a fim de manter o Destino Iguaçu em alta. Todo o resultado é destinado ao Fundo Tecnológico, administrado pela FPTI, que mantém ações voltadas para ciência, tecnologia, cultura, educação, empreendedorismo, turismo e transformação social.

As atrações


A Itaipu tem dois passeios para conhecermos a usina: o Itaipu Especial, um percurso com 2h30 de duração, onde podemos ver o funcionamento dos equipamentos e o complexo trabalho na sala de comando central; e o Itaipu Panorâmica, um passeio de ônibus,  que oferece uma visão privilegiada do vertedouro ao topo da barragem, e ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu.

Além desses passeios, a Itaipu tem o Itaipu Ecomuseu, o Itaipu Iluminada, o Itaipu Kattamaram, durante o dia e durante o pôr-do-sol, o Itaipu Kids, o Itaipu Polo Astronômico, o Itaipu Refúgio Biológico e o Itaipu Natureza.

Por causa do roteiro super apertado que eu fiz, não tivemos tempo de fazer o Itaipu Especial, que era o que mais queríamos. Então decidimos fazer o passeio Itaipu Iluminada.

O passeio Itaipu Iluminada


Que incrível que foi!

O passeio Itaipu Iluminada, que dura aproximadamente 1h30, já é bastante tradicional em Foz do Iguaçu, mas só acontece às noites de sextas e sábados. Do Mirante Central, temos a visão excepcional da barragem iluminada por 747 refletores e 112 luminárias.

Uma trilha sonora compõe a atração e embala, em sincronia, o acendimento das luzes, que dão uma ideia da extensão de 8 Km da barragem.

O passeio é uma oportunidade para conhecer sobre a Itaipu, por meio da história, música e cultura dos barrageiros que construíram essa grandiosa obra.

Veja, no vídeo, um pouquinho de como é esse passeio:


Eu fiquei apaixonada pela Itaipu. Não imaginava que um passeio por uma usina hidrelétrica poderia ser tão legal. Estou louca para voltar pra Foz do Iguaçu para fazer o passeio completo e ver de pertinho o trabalho de quem faz essa energia toda acontecer.

Todos os passeios do Complexo Turístico Itaipu podem ser comprados pelo site www.turismoitaipucom.br.

De verdade, vale a pena!

Quando o passeio terminou, a van do Transflix da Loumar estava nos esperando para nos levar de volta ao hostel.

Naquela noite, quando chegamos, as barulhentas de Chapecó já estavam dormindo, então conseguimos dormir em paz... Até às 3h da manhã, quando elas acordaram (!). Mas isso já é assunto para o próximo post. 


-----------------

A SUA VIAGEM COMEÇA AQUI



Fazendo suas reservas pelos links abaixo, você não paga nada a mais por isso, ganha descontos e ainda me ajuda a manter o #SinTrip atualizado! 😉😊


SEGURO-VIAGEM - Jamais viaje sem um seguro-viagem!

Eu sempre contrato meus seguros pelo Assistente de Viagens ou pelo Real Seguro Viagem e, por isso, indico esses sites aqui. Eles têm o menor preço e a maior variedade de planos e seguradoras!

Através deste link você ganha 10% de desconto em todos os planos de seguro-viagem no Real Seguro Viagem.

---

CHIP DE CELULAR - Quer usar o celular fora do Brasil sem pagar uma fortuna?

Antes de viajar, acesse http://bit.ly/BBSintrip, escolha um plano de acordo com a duração da sua viagem, compre seu chip pela internet e o receba em casa, com segurança e praticidade! 
Já chegue ao país de destino com o celular funcionando!

Use código SINTRIP e ganhe 10% de desconto na compra do seu chip! 

---

HOSPEDAGEM - Cadastre-se no Airbnb por este link e ganhe um desconto de R$130 ao reservar uma acomodação e um desconto de R$49 para usar em uma experiência!

---

ALUGUEL DE CARRO - Alugue um carro na RentCars e faça sua Road Trip dos sonhos! 

---

amarelo 728x90728x901  728x90Viaje pelo Mundo- 728x90
SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário