California

Vá de carro - Parte II (Conhecendo o trânsito)

sábado, janeiro 07, 2012

Antes de qualquer roadtrip, é essencial entender as regras de trânsito do local aonde está indo e a condição das estradas. Aqui vão algumas dicas que são bem práticas que vão te ajudar a começar em grande estilo:

Regras

1) Cruzamentos -
Nos cruzamentos, é possível virar à esquerda ou à direita. Fique atento às faixas exclusivas. Alguns cruzamentos, no entanto, permitem que você dobre a via mesmo que o farol esteja aberto para quem vem do sentido oposto. Basta ver uma placa Left Turn Yield On Green, ou seja, ver se a pista está livre e seguir.

Essa plaquinha também vem na versão "On U Turn", ou seja, para conversão total
2) Farois Vermelhos x Virar à Direita - Se um farol fechar e você precisar virar à direita, você pode seguir seu caminho, contanto que a via esteja livre. A não ser que exista uma placa dizendo No Turn On Red, siga seu caminho. 


3) STOP é STOP - As placas para parar nos EUA devem ser levadas a sério e é importante colocar o pezinho no freio. A polícia sempre está de olho.

4) Pedestres -
Sempre têm razão. Sempre. A pessoa mostrou "intenção" em atravessar a rua, pare totalmente. Os pedestres respeitam a faixa, fique tranquilo. É só ficar de olho, pois é um direito deles.

Pode ser que você encontre faixas de pedestres no meio de uma grande avenida. Nestes pontos, geralmente, há um semáforo piscante ou estará escrito na rua: Ped Xing e Bike Xing. Não, não é um local indicado para travessia de chineses. Xing é a abreviatura de Crossing, ou seja, passagem de pedestres ou ciclistas.



5) Placa Yield - Em um cruzamento sem farol, a preferência sempre será de quem chegou primeiro. Se dois carros chegarem juntos, o da direita vai primeiro e assim, sucessivamente. Parece uma dica boba, mas você vai evitar acidentes e xingos sabendo disso. :)


6) Velocidade - Dentro da cidade, respeite o limite sem pestanejar. Nas rodovias há indicação de radar, mas eu não vi nenhum. O natural é acompanhar o tráfego, mas fique de olho na polícia escondida em acostamentos.

Outra dica é a Carpool Lane, uma faixa especial que permite somente carros com mais de dois passageiros, geralmente nos horários de pico. Ela é bem mais rápida e em cidades com trânsito, como Los Angeles, é, literalmente, uma mão na roda. Se você estiver inseguro para dirigir mais rápido, dispense, pois nela você vai ter que pisar mesmo.



7) Multa - Se rolar uma multa durante sua viagem, como aconteceu com a gente (esqueci de virar a roda para a calçada em uma ladeira), não deixe de pagar. É simples e você pode fazer tudo pela Internet acessando o site da prefeitura da cidade onde recebeu a multa.

Essas são as dicas básicas para chegar tranquilo no trânsito dos EUA. Nas cidades menores, é natural que dirijam mais devagar, portanto, não se estresse. Aproveite o passeio e veja como é legal viver em um lugar onde (quase) todo mundo respeita o trânsito. :)


Até!

Você também poderá gostar de:

0 comentários

Receba o #SinTrip por email



Curta o #SinTrip no Facebook