Home » , » A Coruña (Espanha): o que você precisa saber antes de viajar para lá

A Coruña (Espanha): o que você precisa saber antes de viajar para lá

Written By Luciana Sabbag on segunda-feira, outubro 12, 2015 | segunda-feira, outubro 12, 2015

A Coruña (ou La Coruña) é uma cidade costeira localizada em uma península rochosa no noroeste da Espanha. Capital da província de mesmo nome, a cidade é uma das mais atraentes da comunidade autônoma Galícia. A Coruña foi fundada há oito séculos e tem uma história muito importante. De lá saíram os milhares de galegos rumo à América, entre os séculos XIX e XX, pelo porto mais importante da Espanha. De lá saiu também a maior expedição filantrópica da história, que levou a vacina contra a varíola para todo o mundo (história narrada no último livro de Javier Moro, A Flor de Piel). 

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

É uma cidade grande, de 250.000 habitantes, e está localizada a 77 quilômetros ao norte de Santiago de Compostela. Você pode chegar em A Coruña de avião, através dos voos diretos de Barcelona, Bilbau, Lisboa, Londres (Heathrow), Madrid e Sevilha, descendo no Aeroporto de Alvedro, que fica a 8 Km do centro da cidade; de trem de grandes distâncias ou regionais; ou pela autoestrada, de ônibus (com as companhias Alsa ou Dainco) ou de carro (Autopista AP-9: liga A Coruña com as cidades de Ferrol, Santiago de Compostela, Pontevedra, Vigo e a fronteira portuguesa. Autovía del Noroeste A-6: liga A Coruña com Madrid). Como já contei aqui, cheguei em A Coruña de trem, de Santiago de Compostela, em apenas meia horinha (e por 7 euros). 


A Coruña é um lugar cheio de surpresas, com uma vida cultural agitada e muita boemia: há bares e restaurantes por todos os lados. Além de ser um destino praiano maravilhoso: a cidade fica na esquina do Oceânico Cantábrico com o Oceano Atlântico e tem uma das orlas mais longas de toda a Europa. Mas este não é um destino turístico lotado como o Mediterrâneo ou as cidades da costa do sul da Espanha.

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

A cidade de A Coruña tem um clima ameno, sem grandes variações ao longo do ano. A temperatura média anual é de 14°C. Durante o  verão, a temperatura média (entre julho e agosto) é de 19°C. Os dias quentes têm temperatura entre 20°C e 25°C. As manhãs podem ser um pouco nubladas e chuvosas, mas as tardes o sol e o céu azul aparecem à tarde. A Coruña é uma das cidades europeias onde o sol se põe mais tarde e, no verão, a noite só chega lá pelas 23h30. As chuvas são freqüentes no outono e na primavera e os invernos são suaves, com temperaturas médias em torno de 10°C.

Para se hospedar, o ideal é que você encontre um hotel ou alugue um apartamento pelo Airbnb, pelo centro ou no Paseo Marítimo, perto das Playa del Orzán e Riazor Playa.


O principal ponto da cidade é a Plaza María Pita, onde fica o edifício do concello (a prefeitura) e o monumento em homenagem à María Pita, figura muito conhecida na História Espanhola por seu grande feito em 1583. Na época, A Coruña estava cercada pelos ingleses e María Pita conseguiu derrotar o soldado que carregava a bandeira da Inglaterra. Ela, com a bandeira em mãos, motivou a população, que já estava super entregue ao domínio inglês, a lutar pela Coruña e vencer as tropas inglesas.

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

Ao redor da Plaza María Pita há diversos bares para você saborear uma caña (taça de chopp) e experimentar alguns dos deliciosos tapas (pequenas porções de comida servida nos bares de toda a Espanha). Eu, particularmente, não recomendo comer na Plaza María Pita porque, como ali é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade, você pagará mais caro por menos. Por todo o centro, ou Cidade Vella (Cidade Velha) há bares e restaurantes mais legais. Em La Marina, que é ali do ladinho, são melhores ainda.

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

Se você gosta de acordar cedo, pode assistir a um dos eventos mais curiosos da cidade: a chegada dos barcos com peixe fresco e o leilão das capturas de pesca. Os participantes do leilão se comunicam com movimentos rápidos de mão e falam tão rápido que parece impossível que eles se entendam um ao outro. Aliás, a Galícia é o estado dos frutos do mar -- delicie-se, pois é tudo baratinho, fresco e delicioso. 

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

O que você não pode deixar de visitar é a famosa Torre de Hércules, um farol que está em operação contínua há quase 2.000 anos. Isso faz dele o farol em funcionamento mais antigo do mundo e foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para chegar ao topo, você precisará subir 239 degraus (aff!), mas a vista que vocês terão da cidade valerá qualquer esforço.

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

Outro marco importante de A Coruña é o Castillo de San Antón, uma fortaleza que data do século XIV e está localizada em uma pequena ilha, artificialmente ligada ao continente. O outro castelo da cidade, Castillo de San Diego, abriga o Museu Arqueológico de La Coruña. Ele fica no lado oposto da baía e, assim como o Castillo de San Antón, servia para proteger a entrada do porto.

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

O Teleférico del Monte de San Pedro também é imperdível: um elevador panorâmico localizado em um dos pontos mais altos da cidade, o Monte San Pedro. A cada meia hora a cápsula de vidro esférico leva as pessoas acima e abaixo do monte, revelando a beleza da paisagem dramática de A Coruña.

A Coruña (Espanha): O que você precisa saber antes de viajar para lá

Quando anoitecer, assim como em quase todas as cidades espanholas, a população de A Coruña sai às ruas para curtir a noite e tomar um vinho. Nas ruas estreitas do bairro Pescadería você encontrará centenas de bares para desfrutar do costume local. 


Veja todos os posts sobre a Espanha aqui.

Beijos,
SHARE

Sobre Luciana Sabbag

Jornalista, 36 anos, canceriana, chorona. Se emociona com tudo. Vive sem muito planejamento, mas com muitos planos.

0 comentários :

Postar um comentário