Leve com Você

Trilha sonora de viagem

sexta-feira, junho 22, 2012

Uma das melhores maneiras de se resgatar um momento, para mim (e acredito que para quase todas as pessoas), é ouvindo uma música que marcou o que passou. Parece que a música é capaz até de nos transportar de volta para o exato instante em que ela tocou no rádio e nos despertou algum sentimento (bom ou ruim).

É incrível, mas não há uma única vez em que eu e a Ana escutamos "Sexy and I Know It" que não nos lembramos de San Diego. Foi lá, paradas num semáforo da Sports Boulevard, que ouvimos LMFAO pela primeira vez e demos gargalhadas dessa "música ridícula". Assim como não há uma vez em que ouvimos "On the Floor", que não nos lembramos de Las Vegas, das loucuras daquela cidade e de nós duas dançando "até o chão" na Pure Nighclub.

E sempre rola aquela música que, a princípio, você odeia, mas que depois você acaba dando um sorrisinho quando ela toca, exatamente pelo fato de ela lembrar algo bom que aconteceu. Fazemos isso quando toca "Pumped Up Kicks". E já previmos que seria assim:


Antes de viajar para determinados lugares, criamos playlists no iPod/iPhone/iQualquerCoisa ou gravamos alguns CDs para levar. Fizemos isso para a primeira #SinTrip porque passaríamos horas e horas na estrada e não sabíamos se as estações de rádio pegariam direito.

Separamos Beyoncé para nos inspiramos antes de cair na noite, Luis Miguel para "ensaiarmos" para o show, John Mayer para o carro e por aí vai.
Criar uma trilha sonora para viajar é tão legal quanto trazer souvenirs na bagagem da volta. Por isso, hoje queremos lhe ajudar a criar a playlist perfeita para a sua viagem e a entrar no clima até mesmo antes de fazer as malas.

Viagem de avião

Vai passar horas voando? Selecione músicas que relaxam (e até músicas que dão sono). Nada de colocar Rock pesado ou Música Eletrônica na playlist porque esses estilos dão uma leve atordoada na mente (e aceleram o coração) e, se você tem um mínimo medo de voar, esse medo pode se agravar. Falo por experiência própria. ;)

Não precisa levar a discografia da Enya (que eu particularmente adoro), mas procure músicas que despertem bons sentimentos e se mantenham na mesma altura do início ao fim (sem gritarias de divas do pop), para que você não se assuste caso pegue no sono (tem coisa pior?). Veja algumas opções, de diferentes estilos musicais:

1 - "White Flag" (Dido)
2 - "The Prettiest Thing" (Norah Jones)
3 - "You'll Never Walk Alone" (Nina Simone)
4 - "Strawberry Swing" (Coldplay)
5 - "IO - This Time Around" (Helen Stellar)
6 - "Look What You've Done" (Jet)
7 - "Just Like a Woman" (Jeff Buckley)
8 - "Vilarejo" (Marisa Monte)

Road Trip 

Viagens de carro pedem músicas que crescem, músicas que exigem janelas abertas e vento na cara. Particularmente, gosto muito de Tango Eletrônico para esses momentos (inclusive, o último disco do Tanghetto fez parte da  trilha sonora da nossa viagem pelas estradas de Nevada), mas as opções para Road Trips são muitas, tantas que até separei algumas específicas para viagens temáticas.
Pelo simples prazer de pegar a estrada, sugiro:

1 - "Born to Be Wild" (Steppenwolf) - clááássica!
2 - "So Far Away" (Staind)
3 - "Rise" (Eddie Vedder)
4 - "Shout" (Tears for Fears)
5 - "I Won't Give Up" (Jason Mraz)
6 - "Elephant Gun" (Beirut)
7 - "Viva La Vida" (Coldplay)
8 - "Fake Plastic Trees" (Tanghetto)

Músicas que crescem dão mais emoção ao caminho, veja só:


A caminho da praia

Nada melhor que o Reggae ou a Surf Music pra entrar no clima das ondas, da brisa fresca, da areia quentinha e do coco gelado. Essa é uma das minhas playlists favoritas. Não posso ouvir essas músicas que me bate uma vontade louca de pegar a mochila e correr para o litoral.

1 - "Ocean" (John Butler)
2 - "Express Yourself" (Nneka feat. Ziggy Marley)
3 - "Stand By Me" (Playing For Change)
4 - "Boom Draw" (Julian Marley)
5 - "Young and Able" (Current Swell)
6 - "To The Sea" (Jack Johnson)
7 - "Redemption Song" (Bob Marley)
8 - "So Beautiful" (Asa)

Pelas montanhas

Viajar de carro em meio a natureza é uma delícia. Aquele cheirinho de mato, o vento fresco... Inspirador, não é? E com música fica melhor ainda!

1 - "Stand Up" (Hindi Zahra)
2 - "Walk Away" (Ben Harper)
3 - "Restless" (Nneka)
4 - "Guaranteed" (Eddie Vedder)
5 - "She's Only Happy in the Sun" (Ben Harper)
6 - "Home" (Jack Johnson)
7 - "Waiting For You" (Ben Harper)
8 - "Come Pick Me Up" (Ryan Adams)

Uma trilha sonora faz toda a diferença...


Rumo ao interior

Estrada de terra, sol quente, cavalos... Abra a janela (e daí que vai entrar poeira no carro? Depois você lava), aumente o som e entre no clima do interior!

1 - "Losing You" (John Butler)
2 - "Honey Bee" (Blake Shelton)
3 - "Just a Kiss" (Lady Antebellum)
4 - "Farmer's Daughter" (Rodney Atkins)
5 - "Any Man of Mine" (Shania Twain)
6 - "Country Boy" (Alan Jackson)
7 - "Boys in the Summer" (Jesse James)
8 - "Drive" (Alan Jackson)

E sem preconceitos contra a Country Music, hein? Veja como esse estilo dá um toque todo especial a uma estradinha de terra:


Se tiver mais sugestões, pode mandar bala aí nos comentários. E, quando estiver viajando, não deixe de sintonizar as rádios locais dos lugares que visitar e anotar os nomes das músicas mais marcantes. Elas serão fundamentais para a montagem da "playlist oficial" na volta da viagem.
Se quiser conferir a playlist que criamos quando chegamos da Califórnia, clique aqui.

Beijos,

Você também poderá gostar de:

2 comentários

Receba o #SinTrip por email



Curta o #SinTrip no Facebook